quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sonae Sierra Brasil implanta canal de consultoria para clientes de shoppings

 WhatsApp é novo meio de comunicação dos Shoppings com os clientes


A Sonae Sierra Brasil, especialista em shopping centers, é a primeira do setor a implantar o uso do WhatsApp como forma de comunicação e relacionamento com os clientes dos seus shoppings. O aplicativo permite que os clientes realizem consultas, tirem dúvidas e recebam informações sobre os centros de compras, além de recomendações sobre serviços e compra de produtos.

O projeto-piloto foi colocado em prática no final do ano passado no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo. O sucesso foi tamanho que, em março deste ano, o serviço continuará no Shopping Metrópole e será ampliado para os Shoppings Parque D. Pedro, em Campinas, e Uberlândia, na cidade mineira. Dentre os clientes participantes do projeto-piloto, 45% eram mulheres e 55% homens, sendo que, 47% usaram o serviço para tirar dúvidas e 24% realizaram consultoria de compras. Os helpers, nome dado aos consultores que atendem aos clientes no WhatsApp, tem perfil jovem, solícito, são “antenados” em tecnologia eforam capacitados para atender os clientes com linguagem informal, como é comum no ambiente das mensagens instantâneas.



Para Laureane Cavalcanti, Gerente Corporativa de Marketing da Sonae Sierra Brasil, o uso de ferramentas digitais na prestação de serviços é uma tendência entre as empresas. “Os frequentadores de shoppings centers prezam por um atendimento rápido e com qualidade. Por isso, temos consultores treinados para responder aos clientes de forma ágil e com uma linguagem apropriada ao canal.”, afirma.

Outros serviços

A Sonae Sierra Brasil vai mais longe e criao Cardápio Digital para facilitar e agilizar os pedidos de seus clientes. O projeto-piloto, desenvolvido para o Shopping Plaza Sul nessa fase inicial, integra alguns dos restaurantes da Praça de Alimentação do empreendimento em um único aplicativo. Durante o mês de março, os usuários poderão fazer seus pedidos e o pagamento pelo celular, com apenas alguns toques. O serviço poderá ser prestado antes do cliente chegar ao estabelecimento, enquanto aproveita outros serviços disponíveis dentro do shopping, ou até mesmo sentado numa das mesas da Praça de Alimentação Ao receber um aviso no próprio aplicativo, o cliente dirige-se ao restaurante para retirar o seu pedido.

Além disso, faz parte das novidades digitais um App de Serviços com diversas funcionalidades. Por meio dessa ferramenta, os clientes conseguem localizar as lojas, consultar os filmes em cartaz nos cinemas e evitar filas na hora de pagar o estacionamento, entre outras informações. A iniciativa garante conforto e agilidade aos consumidores. Utilizar o aplicativo para pagar o estacionamento é simples: basta o cliente aproximar o código de barras do cartão de estacionamento do leitor do smartphone e incluir os dados do cartão de crédito ou débito. Esta funcionalidade estará em teste no Shopping Metrópole, neste primeiro momento. Em abril, o aplicativo estará disponível também para os frequentadores dos Shoppings Plaza Sul, Parque D. Pedro, Uberlândia, Boulevard Londrina, Passeio das Águas e Manauara.

Os usuários devem fazer download dos aplicativos na App Store ou na Google Play, disponíveis para smartphones com os sistemas operacionais iOS e Android. Todas essas ações fazem parte do projeto SSB Digital Experience, que tem o objetivo de associar tecnologia às experiências de compras, conveniência e serviços aos clientes dos shoppings da Sonae Sierra Brasil.

Sobre a Sonae Sierra Brasil

A Sonae Sierra Brasil é uma empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil, com foco na excelência em qualidade.

A empresa é proprietária de 10 shopping centers em operação: Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP), Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), Franca Shopping (Franca-SP), Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP), Manauara Shopping (Manaus-AM), Uberlândia Shopping (Uberlândia–MG), Boulevard Londrina Shopping (Londrina-PR) e Passeio das Águas Shopping (Goiânia-GO), e administra mais dois shoppings de terceiros: Tivoli Shopping (Santa Bárbara d'Oeste-SP) e Shopping Penha (São Paulo-SP), totalizando 502 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 2.487 lojas. A empresa segue sua estratégia de crescimento com a expansão e a revitalização do Franca Shopping.

A Sonae Sierra Brasil tem como acionistas controladoras a europeia Sonae Sierra (www.sonaesierra.com) e a americana DDR (www.ddr.com), e, em fevereiro de 2011, fez a abertura de capital na Bovespa.

A sustentabilidade é uma das preocupações essenciais da Sonae Sierra Brasil, presente em todas as áreas da empresa. A empresa foi a primeira a criar shopping centers amigos do meio ambiente e com ações sociais efetivas, e a primeira do setor a certificar os seus Sistemas de Gestão Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS 18001), distinções que atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nessas áreas.