sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Walmart planeja fechar mais 25 lojas no Brasil

Medida pode atingir até 1,5 mil funcionários. Além de hipermercados, grupo deve desativar supermercados das redes Bompreço, Big e Nacional

O Walmart vai festejar os 10 anos de aquisição do Bompreço, a serem completados em março, com todo o tipo de contracionismo. A celebração inclui fechamento de lojas, redução de investimentos, notadamente em marketing, e demissões. Esta, no entanto, é apenas a ponta do iceberg. Segundo informa o Relatório Reservado, newsletter das áreas de negócios e finanças, os norte-americanos estariam decididos a enxugar ainda mais sua rede no país, avançando na reestruturação iniciada no ano passado. A meta seria desativar, até o fim de 2014, 50 pontos de venda, o dobro da quantidade originalmente anunciada. Além dos hipermercados com a bandeira Walmart e da nordestina Bompreço, os cortes afetariam também as redes Big e Nacional, ambas com forte presença no Sul do país. De acordo com as mesmas fontes, as medidas poderão atingir cerca de 1,5 mil funcionários. Aliás, o Walmart tem se habituado a caminhar na contramão do pleno emprego e aumentar os índices de desocupação medidos pelo IBGE. Desde novembro, teria demitido cerca de 300 empregados na área administrativa.



O derretimento do Walmart é reflexo de uma série de equívocos estratégicos acumulados ao longo dos anos, que, diga-se de passagem, ajudaram a transformar a rede varejista numa máquina de triturar executivos: no cargo desde setembro, Guilherme Loureiro é o terceiro presidente no Brasil em três anos. Na ânsia de ampliar sua receita no país e tirar a distância para a concorrência, o grupo teria exagerado no ritmo de abertura de lojas. Escolheu pontos ruins, de difícil acesso e em áreas historicamente ocupadas por seus maiores rivais no mercado brasileiro, casos de Pão de Açúcar/Extra e Carrefour. São lojas que, em sua maioria, não conseguiram concorrer com o hipermercado mais próximo e tampouco com o supermercado de bairro.

Fonte: Relatorio Reservado