quarta-feira, 5 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher é oportunidade para o varejo impulsionar vendas, afirma ABVTEX


O dia 8 março está chegando e o varejo terá uma ótima oportunidade para vender mais. A data ainda não faz parte do calendário das mais importantes para o segmento, porém, lojas de lingerie, perfumaria, vestuário, maquiagens e chocolates, por exemplo, podem aproveitar a época para se aproximarem mais de suas clientelas femininas.

Segundo o diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa 17 redes do varejo nacional, José Luiz Cunha, o Dia Internacional da Mulher, apesar de não ser considerado um dia de venda espetacular, pode ser uma ferramenta forte para impulsionar o comércio. “As redes que vendem para mulheres como público alvo devem tratam esse evento como uma forma de estar perto dessas clientes. Os varejistas, de um modo geral, não podem ignorar esta data e devem enxergar oportunidades para fidelizar compradores e valorizar a imagem”, comenta.


Quando a data se aproxima, os canais de televisão, por exemplo, exibem filmes com mulheres como protagonistas e as empresas presenteiam suas funcionárias com flores ou chocolates. No varejo, muitas lojas demonstram dedicação pelas mulheres por meio de coleções exclusivas para a data, promoções pontuais e alertas sobre campanhas de saúde, como de prevenção ao câncer de mama, por exemplo. “Se aproximar dessa mulher, entender seus problemas e seus anseios é uma forma de criar um laço de fidelidade com a cliente. É importante que os varejistas tenham isso sempre em suas estratégias”, recomenda o diretor.

Dados preliminares do IEMI – Inteligência de Mercado – indicam que o comércio varejista de vestuário teria encerrado 2013 com alta de 3,9% em volumes e 9,3% em valores. Para 2014, as estimativas para o crescimento do varejo de vestuário são 3,2% em volume de peças e 8,1% em valores. “Este segmento vem crescendo a cada dia e podemos dizer que as mulheres são as grandes responsáveis por esse aumento”, finaliza Cunha.