terça-feira, 25 de março de 2014

Profarma se associa à gigante americana

Associação com AmerisourceBergen ratifica planos de expansão da Profarma

Profarma associa-se à AmerisourceBergen Corporation através da participação da gigante americana em uma operação que envolverá aumento de capital da Companhia brasileira e também a formação de uma Joint Venture para desenvolver o negócio de especialidades farmacêuticas. O aumento de capital, que levará a AmerisourceBergen Corporation a deter até 19,9% de participação da Profarma, se dará através da cessão de direitos de preferência por parte da Holding BMK, controladora da Companhia brasileira. Cada
nova ação será subscrita a R$ 22,50. Tal operação pode ser acompanhada por demais acionistas e pode atingir até R$ 335,6 milhões. Com os recursos da capitalização, a Profarma visa reforçar sua estrutura de capital e dar continuidade à execução de seus planos de expansão.



Como parte da associação, AmerisourceBergen Corporation e Profarma formarão uma Joint Venture ("JV"), com participação igualitária, para atuação no mercado de especialidades farmacêuticas. Para a "JV", a Profarma contribuirá com seus ativos deste segmento - as empresas Prodiet, Arpmed e a Divisão Profarma Hospitalar e Vacinas - e a AmerisourceBergen Corporation, por sua vez, contribuirá com aporte financeiro e reconhecida expertise, fruto de sua liderança mundial neste segmento.

Atualmente, as atividades da Profarma no segmento de especialidades farmacêuticas, incluindo as controladas Arpmed e Prodiet, atendem a mais de três mil clientes, aos quais são oferecidos cerca de 3.650 diferentes itens, através de três centros de distribuição e quatro farmácias especializadas. O portfólio de produtos compreende medicamentos de alto valor (principalmente, os destinados a tratamentos oncológicos), vacinas, hormônios, aparelhos auditivos, lentes de contato, próteses mam árias, além de produtos de nutrição e os de uso dermatológico.

A atuação conjunta se dará através da "Profarma Specialty", a recém-criada Joint Venture, que tem por objetivo potencializar o relacionamento com seus parceiros - fabricantes, provedores, profissionais de saúde e também pacientes - com uma diversificada oferta de soluções e serviços inovadores.

TECNOLOGIA DE PONTA

A AmerisourceBergen Specialty Group, subsidiária da AmerisourceBergen Corporation, é uma das líderes mundiais voltada para a distribuição de especialidades farmacêuticas e serviços de saúde correlatos. Sediada nos Estados Unidos, a empresa inicia sua primeira experiência na América Latina, através da associação com a Profarma.

Somando décadas de atuação dedicada exclusivamente ao mercado de especialidades farmacêuticas, a
AmerisourceBergen Specialty Group possui relacionamento com mais de 40 mil provedores de serviços de saúde nos Estados Unidos. Além dos serviços de especialidades farmacêuticas e avançadas práticas tecnológicas, oferece aos seus clientes soluções logísticas inovadoras e informatização clínica. Uma aproximação integrada com a empresa holding, a AmerisourceBergen Corporation, e sua vast a variedade de negócios, completa o quadro de vantagens para fornecedores e clientes.

DESENVOLVIMENTO PARA O MERCADO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES

O presidente da Profarma, Sammy Birmarcker, destaca os efeitos positivos que a participação da AmerisourceBergen Corporation trará para as operações da Profarma Specialty, como o acesso a novos medicamentos, equipamentos, serviços e práticas ainda inexistentes no Brasil. "Em breve, esperamos que o país passe a se beneficiar dos avanços tecnológicos disponíveis para o setor de distribuição de produtos farmacêuticos especiais existentes em centros mais evoluídos do exterior", enfatiza Sammy. "Acreditamos que a experiência da Profarma obtida em 52 anos de ativi dades, associada à tecnologia e à expertise da AmerisourceBergen Corporation no fornecimento de novos serviços, serão capazes de proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento da Profarma Specialty no Brasil" - conclui.

"Estamos muito felizes com o estabelecimento dessa parceria com a Profarma, à medida que seguimos aumentando nossa participação internacional em mercados de alto crescimento", destacou Steven H. Collis, Presidente e CEO da AmerisourceBergen. "Suportado pela perspectiva de crescimento macroeconômico de longo prazo, dados demográficos positivos e acesso cada vez maior a serviços de saúde e especialidades farmacêuticas, acreditamos que o mercado brasileiro represente uma excele nte oportunidade de expansão da nossa oferta internacional. O sucesso da Profarma no segmento de distribuição atacadista, varejo de rede e independente e mercado de especialidades, somado à nossa experiência em distribuição de especialidades e prestação de serviços à indústria, cria uma oportunidade única no mercado brasileiro de logística de saúde".

O diretor de relações com investidores da Profarma, Max Fischer, indica algumas das características da Profarma que permitirão garantir o sucesso da nova empresa. "Acreditamos possuir fatores que nos distinguem no setor, tais como economia de escala, uma eficiente plataforma operacional, time experiente e capacidade de execução" - aponta.

Sobre a Profarma: A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 52 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Desde 2013, após a aquisição das redes de varejo Drogasmil/Farmalife e Tamoio, se tornou um dos maiores distribuidores mistos da América Latina e o maior do País. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 33 mil pontos de venda. No varejo farmacêutico, se tornou a 10ª maior rede do Brasil com 140 lojas no Rio de Janeiro. Cobrindo uma área geográfica que representa 96% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor misto de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. Para mais informações acesse www.profarma.com.br