quarta-feira, 2 de abril de 2014

2º Fórum Nacional do Varejo debate responsabilidades e redesenho do setor no mercado brasileiro

Após reunião dos maiores líderes da rede varejista nacional, expositores formalizaram carta do 2º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO com necessidades do setor

O LIDE – Grupo de Líderes Empresarias presidido por João Doria Jr., reuniu cerca de 300 empresários e representantes das maiores empresas varejistas brasileiras no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP), no útimo final de semana para promover o 2º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO, que teve como tema central a discussão sobre a “Responsabilidade do Varejo no Redesenho Estratégico do Brasil”.

Na manhã do sábado (29), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, deu início ao circuito de palestras, abrindo o Fórum. “É uma alegria participar do segundo FORUM NACIONAL DO VAREJO. Um espaço cheio de iniciativas e oportunidades para o nosso País avançar. Temos um mercado interno muito importante, com um PIB que é quase o dobro da Argentina. Por essa razão, estamos aqui buscando as melhores políticas para o setor no Estado. Temos desafios pela frente”, comemorou o governador, desejando um bom trabalho a todos.



Na sequência, o debate sobre “As responsabilidades emergentes do setor de varejo” reuniu no palco Flávio Rocha, presidente da RIACHUELO e do IDV; João Pedro Paro, presidente da MASTERCARD; Marcílio Pousada, presidente da rede RAIA DROGASIL; e Ricardo Bomeny, CEO do BOB’S. De acordo com o debate, a premissa não é ter uma política específica para o comércio, mas incentivar o governo a transparecer incentivos para políticas públicas mais abrangentes e que possam beneficiar mais setores.

No segundo painel, Cyro Diehl, presidente da ORACLE; Giancarlo Greco, presidente da AMERICAN EXPRESS BRASIL e Marcio Utsch, presidente da ALPARGATAS falaram sobre como desenvolver, com excelência, uma empresa de importância mundial. Todos concordaram que a experiência com o cliente deve ser priorizada em todos os canais de comunicação e atendimento. “Antes, uma margem de 5% de clientes insatisfeitos era aceitável. Hoje, não mais. Um número como este pode virar mais de 50% de clientes insatisfeitos, porque hoje temos o uso forte da internet, com as redes sociais, principalmente, pois as pessoas compartilham opiniões”, explica Cyro Diehl.

As abordagens do atendimento de grandes empresas foram destaques em palestras de Luiza Helena Trajano, presidente do MAGAZINE LUIZA; Jeronimo dos Santos, diretor de Varejo e Marketing da IPIRANGA; Antonio Carlos Lacerda, vice-presidente da BASF para América do Sul e executivo responsável pelos negócios da SUVINIL, e Manuel Côrrea, presidente da TELHANORTE, no terceiro painel do dia. “Os clientes são importantes e é por isso que a forma de abordagem e o cuidado são essenciais. Isso é o que faz com que sua empresa se destaque e passe a oferecer o melhor para os consumidores. Nós tratamos pessoas como o que elas são: pessoas”, declarou Luiza Helena.

A “Transformação estrutural e organizacional do setor com a visão do cenário global em evolução” foi o tema do quarto e último painel do sábado. Dimitrios Markakis, presidente da DICICO SODIMAC; Renato Scaff, diretor da ACCENTURE nos EUA; e Héctor Núñez, presidente da RI HAPPY, falaram sobre as estratégias no mercado nacional e internacional. “A aposta para o setor varejista no Brasil são os players interessados em investir aqui. Como alternativa para encarar esse momento está a possibilidade de realizar parcerias internacionais” exemplificou Dimitrios Markakis.

O 2º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO foi encerrado no final da tarde do dia 29. As lideranças empresariais representativas do segmento formal do varejo brasileiro, coordenadas pelo IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo -, pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e pelo LIDE COMÉRCIO, tornaram públicas suas visões e propostas na publicação da Carta do 2º Fórum Nacional do Varejo.

Grandes empresas foram cotistas no 2º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO. Patrocínios da BASF e NESTLÉ. Apoio da 3M, CORREIOS, CAIXA e WHIRLPOOL. Cotas de participação da BARILLA e participações especiais da ACCENTURE, BOA VISTA SERVIÇOS, BOMBRIL, DESENVOLVE SP, IPIRANGA, LENOVO, LINX e ORACLE. Participação especial e fornecimento com REDE RECORD. Apoio institucional GS&MD e IDV. Colaboração ATHIË WOHNRATH, ANDREATTA BROKER, DUCATI, LIVRARIA CULTURA, CIELO, MAGAZINE LUIZA, IG, MARTINS, MASTERCARD, ÓTICAS CAROL, P&G, RIACHUELO e UOL. Colaboração e fornecedor oficial ITALAC. Fornecedores oficiais são CDI COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, DÉCOR BOOKS, ECCAPLAN, GRUPO COMPANHIA, LOG&PRINT, NBS - NOBULLSHIT, UNIMED SEGUROS, UPS, VIFRAN e VCT BRASIL. Convidadas as empresas ARIZONA, ATMO e BEMATECH. Os mídia partners são CADERNO PROPAGANDA&MARKETING, EDITORA GLOBO, JORNAL DE BRASÍLIA e RÁDIOS BANDNEWS e BANDEIRANTES AM.

SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em treze países e quatro continentes. Atualmente tem 1.620 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 51% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.