segunda-feira, 28 de abril de 2014

ACSP e Rakuten trabalham juntas para inserir lojistas no e-commerce

Foco da parceria é desenvolver o pequeno comerciante e gerar conhecimento para prepará-lo para vender online; empreendedores receberão treinamento a partir desta 3ª-feira

O comércio eletrônico está conquistando mais espaço a cada dia. Só nesse ano estima-se uma movimentação de U$ 24,4 milhões - que representa um crescimento de 30% nas vendas online. Identificando inúmeras possibilidades para o crescimento dos pequenos comerciantes, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Rakuten acabam de firmar um acordo para inserir os milhares de varejistas de São Paulo no comércio eletrônico.



O desafio dessa parceria é desenvolver os comerciantes, incentivá-los a dar o pontapé inicial no e-commerce e investir em uma loja virtual. Para isso, a Rakuten, junto com a ACSP, desenvolverá um trabalho para capacitar esses empreendedores de lojas físicas com a missão de amadurecê-lo para o mercado online. A capacitação terá início na próxima terça-feira (29/4), quando três profissionais da Rakuten farão palestras gratuitas para empresários da região oeste. Já os empreendedores das regiões Norte, Leste e Sul participarão de treinamentos dias 30/4, 6/5 e 7/5, respectivamente. As vagas são limitadas, qualquer empreendedor pode participar e as inscrições podem ser feitas no site ttp://portal.acsp.com.br/eventos.

Os temas das apresentações serão os seguintes: "Marketplace, a melhor opção para iniciar as vendas na internet"; "Oportunidades e desafios do comércio eletrônico para o pequeno e médio varejista"; e "Como trabalhar no e-commerce e atingir o resultado esperado de vendas". Essa última vai apresentar casos de sucesso, por exemplo, "Como vender mais de R$ 300 mil na internet".

Quanto antes o varejista enxergar o potencial da internet para os negócios, melhor. Quem se mexer logo terá a vantagem de inaugurar em um ano especial para o comércio eletrônico e para a economia brasileira, com a realização da Copa do Mundo. "Unindo esforços, trabalhando juntas, ACSP e Rakuten poderão oferecer aos micro e pequenos empreendedores de São Paulo as melhores soluções para se adaptarem a esse novo e desafiador universo do comércio online", afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

Nessa parceria a Rakuten traz a modernidade das novas tecnologias e a expertise no e-commerce com palestras e eventos exclusivos para os associados da ACSP. Serão duas especialistas em desenvolver pequenos e médios comerciantes mostrando a importância da presença na internet para impulsionar os negócios. "Os pequenos e médios ainda não se sentem preparados para aderir ao comércio eletrônico. Hoje, pra ser visto, tem que estar na internet. Se quiserem crescer eles precisam deixar o receio de lado e investir na maior tendência do varejo, que é a venda online. Nosso papel nessa parceria com a ACSP é mostrar o caminho das pedras e educar esses empreendedores dando os instrumentos certos para conhecerem o e-commerce", afirma Ricardo Jordão, CMO da Rakuten.

Agenda:

Palestras da Rakuten para empreendedores:
29/04 - Evento na zona Oeste (Distritais Lapa, Noroeste, Butantã e Pinheiros)
Das 9h30 às 12h
Local: Distrital Lapa da ACSP - Rua Pio XI, 418.

30/04 - Evento na zona Norte (Distritais Norte, Centro e Vila Maria)
Das 9h30 às 12h
Local: Distrital Norte da ACSP - Rua Jovita, 309.

06/05 - Evento na zona Leste (Distritais Penha, Mooca, São Miguel e Tatuapé)
Das 9h30 às 12h
Local: Distrital Penha da ACSP - Av Gabriela Mistral, 199.

07/05 - Evento na zona Sul (Distritais Santo Amaro, Ipiranga, Jabaquara e Sudeste)
Das 9h30 às 12h
Local: Distrital Santo Amaro - Av Mário Lopes Leão, 406.

Sobre a Rakuten

Rakuten, Inc. (4755:Tóquio), é uma das empresas líderes globais de serviço de internet, que fornece uma variedade de serviços para consumidores e empresas, nas áreas de e-commerce, eReading, viagem, financeira, seguros, cartão de crédito, e-money, logística, portal e mídia, marketing online e esportes profissionais. Nos anos de 2012 e 2013, a Rakuten figurou entre as 10 empresas mais inovadoras do mundo, de acordo com o ranking anual da revista Forbes. A Rakuten está em fase de expansão global e atualmente está presente na Ásia, Europa, Américas e Oceania. Fundada em 1997, a empresa possui 10.000 funcionários e colaboradores no mundo, e tem sede em Tóquio, no Japão. Para mais informações, acesse: http://global.rakuten.com/corp/

Sobre a Rakuten Brasil

A Rakuten está no Brasil desde junho de 2011, após aquisição da Ikeda, líder brasileira em soluções de comércio eletrônico. A Rakuten incorporou os serviços de SaaS e plataforma de e-commerce da Ikeda, que agora passam a ser oferecidos sob o nome de Rakuten Plataformas.

Outra unidade de negócios da empresa é o Rakuten Shopping, um modelo único de marketplace virtual, que tem por principal objetivo o sucesso do varejista e a satisfação dos e-consumidores. A empresa também atua na oferta de cursos específicos para varejistas online, com foco no êxito da operação, através da Universidade Rakuten. Para mais informações visite: www.rakuten.com.br

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.