quinta-feira, 3 de abril de 2014

Por quanto tempo durará o sucesso da Forever 21?

Não se assuste com a placa....a espera para entrar na semana de inauguração chegou a 6 horas!
Olá a todos.

Eu estive nessa semana conferindo a recém inaugurada operação da Forever 21 no Morumbi Shopping, em SP. Em plena tarde de um dia de semana, havia uma fila de cerca de uma hora para entrar na loja.

Muito se disse nos últimos dias sobre a presença da rede no Brasil, (e que já tem uma segunda loja no RJ) e o impacto que esta poderia trazer em algumas operações aqui no Brasil como C&A, Riachuelo, entre outras.

Em minha humilde opinião, ainda é muito cedo para traçar qualquer prognóstico, mas acredito em impacto zero à médio e longo prazo. Mesmo que marca tenha se posicionado com preços agressivos e tenha prometido mantê-los dessa maneira, é certo de que estão fazendo cálculos sobre os volumes iniciais de compras, muito acima do normal para uma rede com lojas desse porte, porém extremamente similar à outras operações que vimos nos últimos anos desembarcando no Brasil, como por exemplo, Zara e Sephora.

Essas redes que no início explodiram com a mesma intensidade nas aberturas, hoje trabalham com números muito mais modestos, e sobre um mercado mais maturado na tratativa com a marca.

Gap e Topshop que talvez poderiam ter criado um buzz tão forte quanto, aparentemente caminham a passos de crescimento muito menores, onde muitos especialistas alegam um possível erro de posicionamento.

Uma vez que possivelmente o mercado irá amadurecer, e o fluxo de pessoas tendencialmente diminuir, conseguirá a marca manter os mesmos preços?

No cenário que vi observando a fila, estão ali tanto pessoas que possuem o público alvo da marca (os vinte e poucos anos..), que vêm a marca ainda como aspiracional, quanto pessoas que, me perdoem o julgamento, estavam lá mais pela proposta de preço baixo, do que pelo aspiracional. É fato que essas duas características: preço e aspiracional  (valor e valia) não sobrevivem juntas por muito tempo, e tendem a ruir o negócio como um todo se não for tomada nenhum direcionamento com melhor ênfase em algum deles.

É fato que tudo pode dar muito mais certo ainda no futuro para a marca, mas vai depender de ações e decisões que devem ser tomadas ainda no recente presente.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
@falandodevarejo