sexta-feira, 11 de abril de 2014

Grupo Boticário inicia operação de distribuição na Bahia

Centro construído em São Gonçalo dos Campos vai atender as regiões Norte e Nordeste do Brasil

Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, apresenta o novo CD ao Governador da Bahia, Jaques Wagner, e empresários da região.
O novo centro de distribuição do Grupo Boticário de São Gonçalo dos Campos (BA) começou a operar em fase de testes nesta quinta-feira (10). Com R$ 155 milhões de investimentos, o CD gerou 129 empregos diretos e vai atender a demanda de distribuição de cosméticos e perfumaria para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Moderno e automatizado, o CD conta com tecnologia de ponta, com transelevador e linha picking by light capaz de expedir 1.800 caixas de produtos e separar 42 mil peças por hora.

O CD foi construído em um terreno de 300 mil metros quadrados e tem, inicialmente, 25.000 metros quadrados de área construída com espaço para estocagem de 16.000 posições-pallets. Este é o segundo centro de distribuição do Grupo Boticário que, desde 2010, mantém uma unidade logística com características e dimensões similares em Registro – SP.



“Um centro de distribuição dessa magnitude, com a tecnologia que nele foi aplicada, coloca a Bahia e São Gonçalo dos Campos no topo mundial da indústria de separação e distribuição do setor de cosméticos e perfumaria”, destacou o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

O centro de distribuição é a primeira das duas importantes entregas do Grupo Boticário na Bahia. No segundo semestre a empresa inaugura uma nova fábrica, em Camaçari, com capacidade de produção de até 150 milhões de itens por ano em 12 linhas de perfumaria e nove de cuidados pessoais (cremes, loções, shampoos). Juntas, as duas unidades operacionais receberam R$ 535 milhões de investimentos e vão gerar 539 empregos diretos, sendo que mais 70% serão ocupadas por moradores locais.

O governador da Bahia, Jaques Wagner acompanhou a primeira expedição do novo CD do Grupo Boticário e destacou a importância do empreendimento para o estado e a comunidade local. “É motivo de orgulho para a Bahia receber uma empresa como o Grupo Boticário, que começou em uma pequena farmácia de manipulação na década de 70 no Paraná e hoje é a maior rede de franquias do mundo em perfumaria. Além de gerar empregos e movimentar a economia, a partir de agora os baianos vão ficar mais felizes e belos”, disse o governador.

“Somos uma realidade na Bahia. Estamos mais próximos do povo do Nordeste. Geramos empregos. Investimos nas pessoas que aqui residem e nas cidades que nos receberam. Começamos a distribuir a beleza do Grupo Boticário a partir de São Gonçalo dos Campos”, complementou Grynbaum.

Meio Ambiente - O novo CD do Grupo Boticário foi concebido considerando os atributos de sustentabilidade. Na prática, isso significa que foram adotados sistemas de arquitetura, construção e operação que otimizam o uso dos recursos naturais e primam pela qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade vizinha. As obras foram implantadas buscando obter a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) de empreendimento verde. A certificação LEED é o mais importante reconhecimento ambiental mundial para empreendimentos sustentáveis. A unidade ainda conta com telhado branco, com alto índice de refletância, medidas de redução e reuso de água e iniciativas que promovem a consciência dos colaboradores para preservação do meio ambiente, como transporte fretado, bicicletários, carona solidária, entre outras.

Responsabilidade Social – Assim como ocorre em outras regiões onde o Grupo Boticário mantém unidades operacionais, a Bahia recebeu o Programa de Capacitação Profissional da Comunidade. O objetivo do programa é contribuir com a qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno, proporcionando melhor competitividade na busca por oportunidades em empresas da região.

Em São Gonçalo dos Campos, o curso de Auxiliar de Operação de Logística certificou 40 alunos em 2013. Destes, 30 foram contratados para atuar no CD do Grupo Boticário. Em 2014, outras 120 vagas serão abertas no município. Em Camaçari, o programa promoveu o curso de Auxiliar de Gestão da Produção que, em 2013, certificou 39 pessoas. Todas mulheres. Nesta região, que abriga um importante polo industrial, o curso ainda prevê outras 200 vagas até o fim de 2014.

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardoso, conhecido como Furão, destacou o modelo da relação do Grupo Boticário com a comunidade local. “O Grupo Boticário trouxe para São Gonçalo, mais do que empregos e investimentos. Trouxe o exemplo de como agregar valor à relação entre empresa e comunidade. A empresa já é uma referência local em respeito com moradores e com os novos colaboradores do CD. Esse exemplo deveria ser seguido por todos os empresários do Brasil”.

A realização do Programa de Capacitação Profissional da Comunidade é do Grupo Boticário e a gestão dos cursos, bem como a seleção e certificação dos alunos fica sob a responsabilidade do Sesi e do Senai da Bahia, devido a expertise destas instituições na capacitação profissional para o setor industrial. Na Bahia, o programa tem o apoio do BNDES e das prefeituras de Camaçari e de São Gonçalo dos Campos. Os cursos têm 148 horas de duração, com uma grade comum composta por: Língua Portuguesa; Matemática; Indicadores e Unidades de Medida; Ferramentas de Melhoria Contínua; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Trabalho em Equipe; Empregabilidade e Desenvolvimento na Indústria.

Os cursos oferecidos pelo programa, bem como o cadastro de currículos e as oportunidades de trabalho nas duas unidades do Grupo Boticário na Bahia estão disponíveis no site www.grupoboticarionabahia.com.br criado, exclusivamente, para os movimentos da empresa na região.

Sobre o Grupo Boticário

Constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box), e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Está presente em sete países e conta com uma força de trabalho composta por 6 mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.