quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pesquisa estabelece a relação entre o consumidor e as promoções

Promológico, estudo realizado pela agência NewStyle em parceria com a TLA (The Listening Agency), entrevistou 1.050 pessoas durante quatro meses em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre

Quem nunca participou de um sorteio ou uma promoção para concorrer a uma casa, um carro ou até a viagem dos sonhos? Os tempos mudaram e o consumidor brasileiro já não enxerga essas ações de marketing com os mesmos olhos.Foi o que apontou a Promológico, uma pesquisa inédita da agência NewStyle, realizada em cinco grandes capitais brasileiras.

O estudo durou quatro meses e entrevistou 1.050 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. “O que motivou a pesquisa é que sentíamos que estava tudo muito igual, com todos trabalhando no piloto automático, com promoções muito parecidas”, diz Claudio Xavier, diretor da NewStyle.



O principal resultado apontou que as empresas de marketing promocional precisam trabalhar suas ações de maneira regionalizada para garantir mais êxito. Enquanto 60% dos moradores de Recife gostam muito de promoção e sempre procuram participar deste tipo de atividade, 64% dos porto-alegrenses não participam de promoções (ainda que não sejam contrários a prática). Nas três capitais do Sudeste, o comportamento é parecido: 49% em Belo Horizonte, 44% no Rio de Janeiro e 43% em São Paulo participam desse tipo de atividade de vez em quando.

Outro destaque da pesquisa é o uso de celebridades em ações promocionais. Para 71% dos brasileiros, a presença de um famoso chama mais atenção. Mas, regionalmente, esses números são distintos. Os paulistas e mineiros são os que mais acham que um famoso chama mais a atenção: 83% e 81%, respectivamente. Em Recife, esse índice é de 79% e em Porto Alegre, 63%. Os cariocas, com 49%, são os que menos se importam com celebridades em promoções.

A falta de transparência em promoções também foi outro fator de relevância na pesquisa. Para 66% dos entrevistados falta transparência nos concursos culturais (ex.: a melhor frase. Como são escolhidas? Qual o critério?). Já 33% disseram que já se sentiram enganados por uma promoção. Além disso, 82% afirmam que participariam com mais frequência de outras ações se soubessem quem já ganhou ações anteriores.

Outro ponto a ser aprimorado pelas agências é a maneira com o brasileiro enxerga promoção, que é bastante diferente das empresas especializadas no assunto. Do total, 46% associam promoção com “eu pago um preço menor”, 26% com um benefício na hora da compra - como compre e ganhe -, 15% com a participação em sorteios, 11% com degustação ou amostra grátis e 2% com ações de ativação, online e patrocínio.

Ainda de acordo com a pesquisa, é certo que as promoções precisam se atualizar. Em um cenário no qual tudo muda tão rápido, porque uma promoção precisa durar três meses? Será que não poderia durar 15 dias, uma semana? Esperar três meses para saber se ganhou é uma eternidade. 82% dos brasileiros gostariam que as promoções e sorteios fossem realizados mais rápido.
Também não dá mais para fazer uma promoção na qual não são divulgados os vencedores. As empresas precisam ser transparentes, inclusive na divulgação de seus ganhadores. 83% concordam que haveria maior possibilidade de participar de promoções de sorteio se conhecessem alguém que já ganhou.

O brasileiro gosta de obter vantagens e benefícios. Até pelo contexto histórico, de ter sido muito enganado por políticos e mesmo por marcas; o brasileiro sente-se no direito de levar vantagem sobre os outros. E na hora da compra não poderia ser diferente: quando questionados sobre se concordam que eles procuram levar vantagem quando fazem compras no supermercado, 85% concordaram com a frase.

Por fim, a pesquisa também apontou que 85% querem mecânicas mais simples (não preencher ficha no mercado, por exemplo), 60% participariam em promoções de cadastro se fosse mais fácil fazer esse processo pela internet, e 89% acham que participariam com mais frequência em promoções se fosse possível escolher os prêmios que ganhariam.

Confira a pesquisa completa no site www.promologico.com.br.