sexta-feira, 9 de maio de 2014

1º Seminário de investimentos "Novarejo" discute a atual realidade do setor e revela futuro promissor para o varejo brasileiro

Evento realizado ontem reuniu investidores, empresários, instituições de fomento, especialistas em investimento e CEOs de grandes redes varejistas para debater a adoção de melhores práticas e trocar experiências sobre um dos mercados que mais cresce no país

A primeira edição do Seminário de Investimentos “NOVAREJO” realizada ontem, em São Paulo, reuniu um grupo seleto de 120 convidados - entre varejistas, investidores e executivos do mercado financeiro - e trouxe o mais completo debate sobre como tornar uma operação varejista mais rentável e atrativa para investimentos. Ao longo da apresentação de oito painéis, o evento abordou desde a atual realidade do varejo brasileiro até as razões para se investir neste crescente nicho de mercado, além de exibir uma projeção para o futuro do setor varejista no país.



Porém, antes de falar sobre o futuro, o seminário apresentou um raio-x com números e resultados da atual realidade do varejo nacional. “Com um crescimento de 2,3% do PIB brasileiro em 2013, não há hoje mercado mais atrativo para investimentos do que o setor varejista”, afirma o especialista internacional em relações de consumo e varejo e idealizador do evento, Roberto Meir, que aposta ainda na profissionalização e união do varejo como fatores fundamentais para o crescimento do setor. “Em um país com uma política governamental obsoleta como a do Brasil, estes elementos são essenciais para consolidar o varejo como o maior propulsor de toda a economia brasileira”.

Para o sócio da corretora Geração Futuro e palestrante do evento, Eduardo Moreira, a falta de educação financeira do varejista também o impede de enxergar opções para o crescimento de seu negócio. "Existe uma carência grande de conhecimento das estruturas dos veículos financeiros. Há inúmeros instrumentos para se financiar", conclui Moreira.

Com o crescimento de 6,3% no número de investimentos em 2013, o também palestrante do evento e CEO da Inbrands, Michel Sarkis, concorda com as afirmações e acredita que “apesar de vivermos uma situação macroeconômica que requer uma série de ajustes, o cenário de investimentos está muito aquecido no país. Existem muitas oportunidades para os private equity e para as companhias que detém poupança para investimentos. Trata-se de uma perspectiva muito positiva”. Para finalizar, Sarkis fala sobre a importância de iniciativas como a do seminário. “É fundamental para fomentar discussões sobre a perspectiva dos investidores e ampliar o alerta para determinados pontos com base na troca de aprendizados de todos os participantes e know-how dos especialistas. Com certeza, é uma experiência extremamente rica e válida”.

Estavam presentes no evento grandes nomes como Renato Weiss, vice-presidente da Goldman Sachs; Ricardo Roldão, presidente da Roldão Atacadista; Mariana Mendes, cofundadora da OQ Vestir; Romeu Zema, presidente do Grupo Zema; Alberto Serrentino, sócio da Varese Retail; Renato Meirelles, presidente do Data Popular, entre outros.