quarta-feira, 21 de maio de 2014

Carrefour apoia nova entidade de combate ao trabalho escravo

Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo será lançado amanhã, no Rio de Janeiro, durante evento do Instituto Ethos

O Carrefour é um apoiador e signatário do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), dedicado a prevenir e combater o uso de trabalho escravo – ou análogo à escravidão – nas cadeias produtivas de empresas nacionais e internacionais, que será lançado nesta quinta-feira, 22 de maio, no Rio de Janeiro.



O novo Instituto é fruto do fortalecimento do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – uma iniciativa de empresas e organizações da sociedade civil brasileira – e mais um importante passo na construção de um Brasil livre de trabalho escravo, consolidando o país como referência nacional e internacional no combate a essa violação. É também resultado de nove anos de experiência no monitoramento e engajamento entre empresas, organizações sociais, observadores e lideranças nacionais e internacionais – todos também referências no combate ao trabalho escravo.

O lançamento integra um grande evento promovido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, ao lado de parceiros nacionais e internacionais, em torno do tema “Balanço da Copa 2014: Como Está Esse Jogo”.

Estarão presentes Caio Magri, diretor executivo do Instituto Ethos e presidente do InPACTO; Houtan Homayounpour, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra; Lais Abramo, diretora da OIT no Brasil; Tatiana Trevisan, gerente de Sustentabilidade do Walmart; e o jornalista Leonardo Sakamoto, coordenador da ONG Repórter Brasil.

PACTO – O InPacto tem como objetivo fortalecer e ampliar as ações realizadas pelo Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, lançado em 2005. “O lançamento do InPacto é um indicador positivo na luta contra o trabalho escravo no Brasil”, reitera o presidente do Instituto, Caio Magri.

Entre as mudanças geradas pela criação do Instituto está a adesão oferecida às empresas e organizações: as signatárias – hoje cerca de 400 empresas – serão convidadas a se tornarem associadas, com cotas anuais de contribuição atreladas ao faturamento declarado. Desta forma, a organização garantirá sua sustentabilidade financeira, além de fortalecer a causa.

Caberá ao InPacto a pesquisa e a produção de informações referentes ao tema; a participação direta em políticas públicas; e a elaboração de um banco de boas práticas, a fim de disseminá-las entre as associadas.

Para o coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Escravo da OIT-Brasil, Luiz Machado, é necessário que empresas e poder público trabalhem na disseminação de informações cada vez mais amplas sobre a rede de crimes que gira em torno do trabalho escravo. “Os esforços brasileiros são referência no mundo, mas temos um longo caminho pela frente”, diz, acrescentando que “não estamos nem perto da erradicação do trabalho escravo no Brasil”. “Temos de mirar os direitos humanos, a dignidade das pessoas, e não apenas o trabalho escravo – que é um crime dinâmico, com novos métodos a cada hora e envolvimento com outros tipos de crimes, como a exploração sexual e o tráfico de pessoas”, alerta.

Para saber mais: www.inpacto.org.br

SERVIÇO:
EVENTO: Lançamento do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO)
LOCAL: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Rio de Janeiro (OAB-RJ).
Av. Marechal Câmara, 150, 9º andar, Rio de Janeiro, RJ
HORÁRIO: Quinta-feira, 22 de maio. Das 9h às 18h (evento “Balanço da Copa 2014: Como Está Esse Jogo?”) e das 11h30 às 13h (lançamento InPACTO)