quarta-feira, 7 de maio de 2014

Executivos brasileiros estão menos confiantes no Brasil

A confiança empresarial do CEO no Brasil caiu 2,4 pontos para 55,2 no primeiro trimestre de 2014, dando continuidade a uma queda de quatro anos constante no otimismo econômico. Em outubro de 2010, o Índice de Confiança do YPO Global Pulse para o Brasil foi de 74,4; quase 20 pontos ao constatado atualmente.

Quando o YPO começou a medir o sentimento do CEO em 2009, o sentimento do CEO brasileiro foi, consistentemente, superior à composição regional. No entanto, esta situação mudou em janeiro de 2012, quando o índice do Brasil caiu abaixo do índice da América Latina, que hoje está em 56,6; 1,4 pontos acima do registrado pelo Brasil. O índice regional também caiu no primeiro trimestre de 2014, em 3,2 pontos.



As saídas de capital dos mercados emergentes têm afetado a confiança dos empresários no BRICS (Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul) como um grupo. O Índice Composto YPO Global Pulse para o BRICS sofreu o mesmo declínio constante, de uma alta de 72,8 em janeiro de 2.011 para 60,6 na pesquisa de abril de 2014.

"Tecnicamente, a confiança das empresas ainda está em território otimista, sugerindo que os CEOs brasileiros continuam a detectar oportunidades que valem a pena", disse Ricardo Diniz, vice-presidente do Bank of America Merrill Lynch Brasil e membro do capítulo São Paulo do YPO. "No entanto, os gargalos de infraestrutura combinados com outros desafios, como a volatilidade da moeda tem feito com que a economia não atinja o seu pleno potencial de crescimento".

Globalmente, o Índice Confiança YPO Global Pulse ficou muito alto, descendo meio ponto para 62,5 no otimismo sustentado da recuperação econômica nos Estados Unidos e na União Europeia. As saídas de capital dos mercados emergentes e o aumento do risco geopolítico na Ucrânia e no Oriente Médio contribuíram para a ligeira queda.

Índice Confiança YPO Global Pulse

A pesquisa eletrônica trimestral, realizada nas duas primeiras semanas de abril, reuniu respostas de 1.996 CEOs de todo o mundo, incluindo 91 no Brasil. Visite o site www.ypo.org/globalpulse para mais informações sobre a metodologia da pesquisa e os resultados em todo o mundo.

Sobre a YPO

YPO (Young Presidents Organization - Organização de Presidentes Jovens) é uma rede global de jovens diretores executivos sem fins lucrativos conectada em torno da missão compartilhada de tornar (Líderes Melhores através da Educação e Troca de Ideias (Better Leaders Through Education and Idea ExchangeTM). Fundada em 1950, a YPO hoje é formada por 20 mil parceiros e suas famílias em mais de 120 países com acesso a experiências únicas, recursos de classe mundial, alianças com instituições de ensino superior, e redes especializadas que ajudam a aumentar os seus negócios, a comunidade e a liderança pessoal. Ao todo, as empresas de gestão membras da YPO empregam mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo e geram USD$ 6 trilhões em receitas anuais. Para mais informações, visite o site www.ypo.org. Visite-nos também no Facebook e siga-nos no Twitter.