sexta-feira, 30 de maio de 2014

Jogo do Brasil e Dia dos Namorados no mesmo dia. Como atrair os clientes?

Sebrae-SP orienta empresários a trabalharem as duas comemorações juntas e lança cartilhas de orientação.

Este ano, a terceira melhor data para o varejo vem acompanhada do principal evento esportivo do planeta e é natural que a atenção dos clientes fique dividida. Comerciantes estão no mesmo dilema: organizar o estabelecimento para o Dia dos Namorados ou para o Mundial?



Sebrae-SP orienta os pequenos negócios a trabalharem vitrines temáticas e kits que façam menção as paixões: namorados e futebol. Para capacitar esses empreendedores, a instituição oferece consultorias individuais, palestras e cartilhas: Venda Melhor Dia dos Namorados e Venda Melhor Copa do Mundo FIFA 2014™. Os conteúdos podem ser baixados gratuitamente no site www.sebrae-sp.com.br, é preciso digitar o CNPJ para visualizar, ou retirados pessoalmente em um dos 33 escritórios regional espalhados pelo estado.

A edição para o Dia dos Namorados está mais completa do que as anteriores. São 14 páginas que ensinam, em detalhes, como organizar uma vitrine vendedora, ambientar a loja, promover o e-commerce, bom atendimento, alerta sobre os principais erros, dá dicas rápidas e eficientes de propaganda, montagem de kits temáticos, orienta como fidelizar a clientela e relaciona uma série de itens que não podem faltar para o bom andamento no negócio. A da Copa também orienta sobre esses temas, com mais ênfase no mundial, é claro, e também fala sobre estoque, produtos que têm mais aceitação, estratégia para evitar encalhe e promoções para liquidar as sobras.

Segundo José Carmo Viera de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, a vitrine é o cartão de visita e deve despertar o olhar de quem passa para entrar na loja. Ela precisa ser bonita, ter cores harmônicas, espaço entre as peças expostas e iluminação adequada. "Copa do Mundo pede decoração verde e amarela e Dia dos Namorados demanda corações apaixonados e rosas vermelhas. Divida a vitrine e explore as temáticas", completa.

O interior da loja também deve ser trabalhado. "Crie pontos focais na área de exposição, para destacar a importância de um produto ou de um mix. Exponha peças que se completem no sentido anti-horário. É comprovado que grande parte das pessoas são destras e, na sua maioria, 90%, entram no estabelecimento pelo lado direito e saem pelo esquerdo", revela.

Outra dica é dar ritmo. "Coloque as mercadorias em alturas diferentes e mescle as cores. E, por fim, comunicação. Coloque preço, validade e as características de forma clara. Quando a comunicação é boa o produto vende, não encalha", afirma.

O especialista enfatiza que antes de sair comprando o empresário precisa se planejar e comparar o histórico de vendas de janeiro a maio com o do ano anterior. Caso seja menor é preciso comprar menos.

A internet está ao alcance de todos e é uma ferramenta eficiente e barata para divulgar os micro e pequenos negócios. Estar em um ambiente digital, principalmente nas mídias sociais, pode ser uma poderosa forma das empresas aparecerem, aproximar-se dos clientes e ainda conquistarem novos, mas é preciso ter alguém com tato e agilidade para postar conteúdo que desperte a atenção de quem navega pela internet e também precisa ter muito jogo de cintura para responder rapidamente críticas e reclamações. Folders e anúncios em mídias impressas, caso a empresa tenha verba, também são eficientes.