quinta-feira, 15 de maio de 2014

L’Occitane au Brésil completa um ano de história

A marca brasileira com alma francesa faz aniversário e comemora o sucesso dos produtos que exaltam a biodiversidade local

A L’Occitane au Brésil, marca do Grupo L’OCCITANE, festeja um ano de vida neste mês de maio, celebrando “Uma história verdadeira” em todos os sentidos. Nos últimos doze meses, ela apresentou no mercado de beleza e cuidados pessoais itens exclusivos que trazem a natureza exuberante do Brasil como fonte de inspiração. Cada linha de produtos lançada tem o conceito e ingredientes dos biomas brasileiros: o Mandacaru, proveniente da Caatinga; o Jenipapo, típico do Cerrado; a Bromélia, um dos encantos da Mata Atlântica; a Vitória-Régia, que floresce na Amazônia; e a Araucária, que inspira o frescos da Mata das Araucárias.



Esta foi a primeira vez que o Grupo L’OCCITANE desenvolveu uma marca única em parceria com outro país, compartilhando a produção de cosméticos fora da sua fábrica na Provence, sul da França. A criação da L’Occitane au Brésil só aconteceu pelas similaridades entre o Brasil e a Provence, que podem ser percebidas nas belezas naturais, nos ingredientes de alta qualidade, nas tradições e riquezas e no jeito de viver. É a verdadeira marca brasileira com alma francesa.

Foram mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, com equipes do Brasil e internacionais, para a criação de produtos de qualidade com ingredientes que representam as diferentes regiões brasileiras e que nunca haviam sido usados no setor de cosméticos.

Cada um destes ingredientes – Jenipapo, Mandacaru, Bromélia, Vitória-Régia e Araucária – é cultivado de maneira sustentável por produtores regionais. Estas parcerias visam unir ações de responsabilidade socioambiental e também melhorar o cotidiano de muitas famílias por meio do trabalho realizado com as vegetações.

Artistas locais em parceria com o diretor artístico da L’OCCITANE, Olivier Baussan, criaram ilustrações exclusivas para as embalagens de cada uma das linhas de produtos. A identidade visual destaca técnicas inusitadas e aspectos que valorizam a natureza e cultura do país. Desta mesma forma, foi concebido pelo designer Marcelo Rosenbaum os “minimercados”, conhecidos como os quiosques da marca. Todos eles foram inspirados nos mercados municipais e feiras livres do Brasil, que representam não só a riqueza dos sabores e aromas do país, mas também a simplicidade sofisticada na forma de expor os produtos e enriquecer o ambiente.

Neste primeiro ano, a marca estruturou suas lojas próprias e passou, ainda, a investir na estrutura de franquias. Hoje, os produtos de L’Occitane au Brésil estão presentes em cerca de 30 pontos de venda em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Uberlândia, Goiânia, Rio de Janeiro e Aracaju, incluindo franquias.