quarta-feira, 28 de maio de 2014

Magazine Luiza e Consórcio Luiza estão entre as melhores empresas para trabalhar na América Latina

Realizado pelo Instituto Great Place to Work, estudo lista as 100 empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas

A política de valorização e respeito às pessoas, que é a base de gestão do Magazine Luiza e do Consórcio Luiza, fez com que ambas integrassem o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina, segundo pesquisa elaborada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW). A rede varejista é a 15ª na lista das 30 melhores empresas na categoria “Grandes” (com mais de 500 colaboradores), e o Consórcio Luiza ficou na 14ª colocação no ranking das 50 que compõem a categoria “Pequenas e Médias Nacionais” (com 50 a 500 funcionários). Ambas ficaram em 5° lugar entre as melhores brasileiras, em suas respectivas categorias.



Em sua 11ª edição, a maior pesquisa global de avaliação do índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho analisou pouco mais de 800 companhias, entre as quais, 100 foram premiadas.

“Integrar a lista do Great Place to Work é sempre muito gratificante, já que a pesquisa é feita de forma anônima e direta com nossos colaboradores. O resultado é reflexo positivo de um trabalho desenvolvido ininterruptamente ao longo dos anos”, afirma Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza.

Para Edna Honorato, diretora do Consórcio Luiza, o reconhecimento das práticas de valorização das pessoas que o Grupo emprega também é um indicador de que estão no caminho certo. “Está no DNA da empresa essa política de valorização das pessoas e o que nós buscamos constantemente é sempre nos aprimorar”, afirma Edna.

Fundado em Franca (SP), o Magazine Luiza está entre as 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil há 16 anos consecutivos. Há 11, figura na lista das 100 melhores da América Latina. Na pesquisa brasileira de 2010 foi eleita a 7ª melhor para trabalhar no Brasil e a melhor na Prática de Falar com seus funcionários. Em 2011 ocupou a 6ª posição e foi eleita a melhor na Prática de Escutar.

Desde que começou a participar do estudo, há três anos consecutivos, o Consórcio Luiza figura na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.

A pesquisa

Com metodologia própria, há mais de 20 anos o Great Place to Work® estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje Chairman of the Board do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2014 comemora 18 anos de atuação no país. A lista das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina é dividida em três grupos: um de empresas multinacionais e outros dois de empresas nacionais, agrupadas em duas categorias, segundo o seu tamanho: empresas com 50 a 500 colaboradores e empresas com mais de 500. Para essas duas categorias, são considerados os resultados dos rankings nacionais do ano anterior, de cada país participante.