segunda-feira, 2 de junho de 2014

SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - Líderes do varejo se unem em nova organização

Entidade já nasce com apoio de diversos executivos e marcas renomadas do varejo brasileiro


Fundada em 29 de maio de 2014, A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo.

Sua missão será contribuir para o aumento da competividade do varejo, apresentando conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos, levantando e defendendo os interesses políticos do segmento e promovendo ações sociais. A SBVC nasce sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Político, Ações Sociais e Relacionamento.



Político: As ações políticas brasileiras estão cada vez mais sustentadas e embasadas por estudos e pesquisas que analisam, detalham e demonstram problemas e questões de interesse nacional. Nesse pilar, a SBVC apoiará as entidades parceiras, desenvolvendo estudos e teses, buscando o interesse do mercado de varejo brasileiro.

Relacionamento: Entre outros compromissos essenciais que motivaram sua criação, promover networking entre executivos do meio faz parte de seu DNA. Através de uma programação intensa de encontros, fóruns, almoços, palestras e eventos em geral (no Brasil e exterior) promoverá a permanente troca de experiências entre seus afiliados. Os eventos organizados e ou apoiados pela SBVC estimularão a geração de conteúdo e informações relevantes para o mercado e todos os stakeholders que atuam no varejo brasileiro.

Ações Sociais: Neste pilar, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo apoiará e promoverá projetos e ações sociais relacionadas ao emprego e as questões do meio ambiente. Assim, será possível demonstrar o peso e a importância do segmento do varejo na geração de mais postos de trabalho e no crescimento da economia.

Conteúdo: Base para os outros pilares da SBVC, gerando sempre conhecimento e sustentação para as questões sociais, políticas e de relacionamento. Produzindo e divulgando conteúdos práticos para o varejo e o mercado de consumo, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo desenvolverá e apoiará estudos, reports, rankings, pesquisas e iniciativas acadêmicas/educacionais relacionadas à gestão e à estratégia de varejo no Brasil e no mundo.

“Com estes pilares, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo cumpre sua principal missão que é contribuir para um varejo nacional que seja protagonista, competitivo, informado, inovador, profissionalizado e politicamente forte”, ressalta Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Com sede na Av. Paulista, 491 – 12º Andar, a SBVC é formada por associados varejistas e não varejistas, por um conselho deliberativo, um conselho consultivo e por uma diretoria executiva.

Logo em sua fundação, a SBVC apresenta dois importantes e inéditos estudos para o mercado. Um, que deverá ser mensal, intitulado, “Volta ao Mundo no Varejo”, uma série que irá dar, mensalmente, uma radiografia do varejo por diversos países. O primeiro será a Alemanha. O outro estudo identificará e analisará os varejistas brasileiros que já ultrapassaram a marca das mil lojas. E também um complemento, entregue no mesmo dia, listando as varejistas que estão entre as 500 e mil lojas. “Entregarmos estes dois inéditos estudos para vocês da imprensa, logo no dia de nascimento de nossa organização, sinaliza nosso compromisso com a geração de conteúdo e informações diferenciadas ao mercado”, explica Eduardo. “Procuraremos, inc ansavelmente, liderar iniciativas, levantar questões para o debate, identificar tendências, apontar caminhos e buscar soluções. Estas são as premissas que pautarão nossa atuação”, finaliza o presidente.