quinta-feira, 10 de julho de 2014

Estação móvel do Pão de Açúcar arrecadou mais de 3,5 toneladas de resíduos

Estação móvel de reciclagem do Pão de Açúcar e da Unilever tem ajudado a população a se divertir com consciência


No mês de junho, o Pão de Açúcar e a Unilever convidaram as pessoas a tomarem atitudes por um mundo mais feliz e um futuro melhor. E a resposta foi mais do que positiva. A parceria colocou nas ruas uma Kombi estilizada com suas campanhas institucionais (Pão de Açúcar - Reciclar#praserfeliz e Unilever#futuromelhor) que recebe materiais recicláveis em pontos com alta concentração de pessoas. A ação ocorre em três cidades - São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza – e, entre os dias 12 de junho e 5 de julho, mais de 3,5 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas e mais de 18 mil pessoas foram abordadas pela animada equipe de promotores.




Dessa forma, todos evitaram o descarte incorreto e o acúmulo nas ruas. Ao participar, as pessoas contribuem em dobro: a cada quilo de material recolhido, a Unilever doará R$ 1 para o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Os que participam da iniciativa ganham uma pintura facial – até o dia 5 de julho, foram realizadas aproximadamente 10 mil pinturas.

Agora a ação entra em sua fase decisiva e percorrerá, até meados de julho, mais pontos das cidades participantes. Para conhecer o bairro em que a estação móvel estará em cada um dos dias da ação, o Pão de Açúcar desenvolveu um site exclusivo: reciclarpraserfeliz.paodeacucar.com.br.

A estação móvel de reciclagem percorre lugares com alta concentração de bares e restaurantes, em que há uma grande reunião de pessoas. Todos os recicláveis arrecadados serão doados para cooperativas de reciclagem parceiras do programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, presente nos estacionamentos de 126 lojas em todo o Brasil. Esta parceria de 13 anos já arrecadou mais de 80 mil toneladas de materiais recicláveis.

Sustentabilidade é um dos pilares estratégicos do Pão de Açúcar, que busca ser reconhecido pelo consumidor como o varejista mais sustentável. A gestão de resíduos dos clientes é um dos temas prioritários e pioneiros da marca, reforçando seu compromisso pelo Consumo Consciente.

Programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever

Em 2001, o Pão de Açúcar e a Unilever já chamavam a atenção da população ao iniciar uma ação que é essencial para a sociedade: a reciclagem. O pioneirismo veio com o Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que em 13 anos já arrecadou mais de 80 mil toneladas de materiais recicláveis (papel, vidro, plástico e metal) e se consolida como o primeiro programa de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.

Os materiais reciclados são doados para 36 cooperativas de reciclagem parceiras do Programa. Além do caráter social da ação, com a geração de renda e a inclusão social beneficiando mais de 6,9 mil pessoas direta e indiretamente por ano, as estações de reciclagem contribuem também com o incentivo ao descarte consciente e a redução do impacto ambiental do consumo no meio ambiente.

Atento as necessidades do consumidor, o projeto está em constante evolução. Em 2007, a rede incluiu nas Estações pontos de arrecadação de óleo de cozinha, onde já foram coletados mais de 1,2 milhão de litros do produto usado, e grande parte é encaminhada para a produção de biocombustível.