quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vendas no comércio caem durante a Copa do Mundo

Para a Fecomerciários, período é atípico para o setor devido às férias escolares e aos horários alternativos gerados pelos jogos do campeonato

As mudanças de horários durante os jogos da Copa diminuíram as vendas no comércio na cidade de São Paulo. Para a presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Lia Marques, esse número não foi uma grande surpresa, já que no período também acontecem as férias escolares.

Esses dados, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), também apontam que na primeira quinzena de julho houve 12,55% de queda comparado coa primeira metade do mês de junho. Já em comparação ao mesmo período do ano passado a queda foi de 6,5%.

“A diminuição de vendas no comércio da cidade nesse período, às vezes, é motivada pelas férias, época em que muitas famílias vão viajar. A Copa do Mundo também contribuiu, já que muitas lojas tiveram seus horários de funcionamentos diminuídos”, comenta Lia.

Na primeira quinzena de julho em comparação com a primeira de junho, as vendas à vista caíram 17,3%. Em relação à primeira quinzena de julho deste ano com 2013, a queda foi de 4,9%, segundo o Indicador de Movimento de Cheques (ICH).

Ainda de acordo com a presidente da Fecomerciários, a preocupação nesses casos é com o trabalho comissionado: “Muitas vezes esse trabalhador terá menos renda no final do mês do que normalmente, e para não ter prejuízo é necessário combinar com a empresa como repor os horários não trabalhados durante o Mundial”.