terça-feira, 5 de agosto de 2014

ABF divulga Pesquisa Trimestral do Franchising

Nova sistemática do estudo retrata de maneira mais frequente o comportamento do setor

A ABF – Associação Brasileira de Franchising inicia este ano uma nova dinâmica na apresentação do balanço do setor, ao realizar a Pesquisa Trimestral de Desempenho. Com esta iniciativa, a entidade tem como objetivo principal avaliar o comportamento do setor em quatro momentos distintos ao longo do ano, considerando as características de cada um dos segmentos que compõem o franchising e os impactos decorrentes do comportamento da economia.

Ao implantar essa nova dinâmica, a ABF retrata o mercado com as variáveis e sazonalidades de cada segmento e do franchising como um todo. Contudo, a já tradicional Pesquisa Anual de Desempenho continuará sendo divulgada no início do ano subsequente ao do exercício. De forma consolidada, o estudo anual completará a série de levantamentos trimestrais, retratando o desempenho final do setor.

“A realização da pesquisa trimestral nos mostra que os franqueadores apostam na cultura dos números, no desenvolvimento de uma metodologia setorial que reflita a realidade dos segmentos e das operações que eles lideram e mostra, especialmente, o quanto o setor de franchising tem credibilidade”, observa a presidente da ABF Cristina Franco.

O estudo encomendado pela ABF apresenta os resultados do desempenho do setor no período de janeiro a março de 2014 comparados ao mesmo período do ano passado.

Sob a ótica do faturamento, a pesquisa indica um crescimento de 10% entre o primeiro trimestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2013.

Neste mesmo período, o estudo apontou que 82% das marcas afirmaram ter aumentado as suas vendas, 3% as mantiveram e 15% registraram queda. O levantamento indicou que o maior período de faturamento das franquias pesquisadas, em 2013, foi concentrado no quarto trimestre do ano, que registrou 29,7% da receita.

Já em relação ao número de unidades, no primeiro trimestre de 2014 foi registrada uma taxa de abertura de 3,4%, o que representa a entrada em operação de 3.890 novas lojas. Ainda em relação aos pontos de venda, a taxa de fechamento de unidades apurada no primeiro trimestre de 2014 ficou abaixo de 1%.

O levantamento setorial por trimestre oferece informações atualizadas ao público interessado e uma análise mais detalhada do setor e do próprio negócio aos franqueadores. “A ABF, que já possui um amplo e atualizado banco de dados, com esta ação poderá devolver aos franqueadores que participam da pesquisa informações atualizadas durante todo o ano, potencializando as ferramentas da tomada de decisão do gestor das redes, o que considero de suma importância”, completa Cristina.

Esta iniciativa da ABF, apoiada pelo Sebrae Nacional, objetiva ainda estimular o engajamento das empresas que atuam no setor e agregar conteúdo de gestão indispensável para as estratégias de decisão de empresários do franchising.