quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Conexão Varejo chega à 2ª edição - ONG Cidadã e Carrefour


Programa estima formar mais de 3.500 jovens e adultos até 2015 para atuação no varejo alimentar

O Conexão Varejo, desenvolvido pela ONG Rede Cidadã e apoiado pela Fundação Carrefour, chega à segunda edição com o objetivo de capacitar jovens e adultos para atuação específica no setor de varejo alimentar. Serão cerca de 2 mil oportunidades em quatro cidades: São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM). Iniciativa fundamental para o mercado varejista no Brasil, o projeto está em sintonia com as ações que o Grupo Carrefour promove mundialmente nas comunidades onde atua, sendo a principal meta a luta contra a desigualdade frente ao acesso à alimentação de qualidade.

Lançado no último ano, o programa deve alcançar a marca de mais de 3.500 pessoas formadas até meados de 2015. Na primeira etapa, 1.710 pessoas foram capacitadas e orientadas a participarem de processos seletivos de empresas parceiras que atuam no mercado varejista. Deste montante, 530 foram absorvidas como funcionários diretos do Grupo Carrefour.

Curso:

Por meio do programa, a Rede Cidadã, organização parceria, oferecerá cursos de 20 horas (segunda a sexta). O plano de treinamento contempla lições e técnicas para atendimento, higiene e saúde, introdução básica ao varejo e postura profissional. Também oferece aulas práticas, que incluem visitas a unidades da rede.

Formação e empregabilidade

As aulas são ministradas por educadores formados para atuação no projeto e pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que é reconhecida por sua excelência na formação de alianças com a iniciativa pública e de múltiplas parcerias com universidades e centros de pesquisa do Brasil.

Depois de completar um dos cursos, muitos dos profissionais devem ser absorvidos pelo próprio Carrefour. O objetivo do projeto é ir além, orientando e facilitando o acesso dos alunos a outros processos seletivos em outras empresas parceiras que atuam no mercado varejista.

A ação tem como base o Conexão, da Rede Cidadã. De abrangência nacional, o programa desenvolve uma rede de geração de trabalho e renda executada juntamente aos parceiros com credibilidade e reconhecido trabalho social e já empregou mais de 36 mil pessoas desde 2004.

Inscrições:

São Paulo (SP)
As inscrições devem ser feitas, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h.
Endereço: Rua Barão de Itapetininga, 273 - 8º andar, mediante apresentação de Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho.
Responsável: Cristina Saturnino
Telefone: (11) 3159-0326.

Belo Horizonte (MG)
Responsável: Luciana Soares
Telefone: (31) 3236-1600
Endereço: Avenida dos Andradas, 367, salas 219A à 253, Centro, BH - CEP: 30120-010

Brasília (DF)
Responsável: Mônica Saltoris
Telefone: (61) 3037-6776
Endereço: Setor Comercial Sul, quadra 4, Bloco A, salas 102/104, Ed. Embaixador - DF - CEP: 70300-907

Manaus (AM)
Responsável: Ruth Madeira
Telefone: (92) 3611-8020
Endereço: Rua Valério Botelho de Andrade, 200, Sala F –São Francisco - CEP: 69079-260

Sobre o grupo Carrefour

Há 38 anos no Brasil, o grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro e Atacadão, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour é o segundo maior varejista do mercado, presente em mais de 30 países e com uma equipe de mais de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.

Sobre a ONG Rede Cidadã

A ONG Rede Cidadã é uma organização social mineira que atua no desenvolvimento de projetos com base na criação de uma Rede de Geração de Trabalho e Renda que ofereça oportunidade e dignidade a segmentos sociais de baixa renda.