domingo, 3 de agosto de 2014

Masisa apresenta ao mercado brasileiro novo posicionamento da marca


Após estudo liderado pelo Brasil com abrangência em toda a América Latina, em conjunto com a consultoria Brand Analytics, a empresa apresenta seu novo posicionamento: ‘Masisa. Seu mundo, seu estilo’, para pessoas que buscam refletir seu estilo na decoração do seu espaço.

Mudança inclui lançamento de novo estrutura de portfólio

Masisa Brasil, uma das líderes na produção e comercialização de painéis de madeira para fabricação de móveis e arquitetura de interiores e referência em painéis de madeira revestidos, realizou durante o ano passado um rebranding de sua marca, passando a adotar um novo posicionamento, que traduz a proximidade com que se relaciona com seus públicos: “Masisa. Seu mundo, seu estilo”. Com isso, a empresa também lança uma nova estrutura de portfólio, com produtos divididos em linhas da forma como o consumidor final já está acostumado a comprar revestimento. O estudo foi elaborado pela Brand Analytics e abrange todos os países da América Latina em que a empresa tem atuação.

O espaço no qual vive uma pessoa diz muito sobre ela. Cores e texturas criam estilos. Cada vez mais os consumidores fazem dos ambientes internos uma espécie de “marca registrada” – que são o reflexo de sua personalidade e, portanto, a necessidade de espaços mais humanizados. Em cada parte do ambiente, ficam evidenciados os fatores que mais se identificam com cada um: aquele que dá prioridade para os cuidados com o meio ambiente, por exemplo, escolherá materiais sustentáveis, outros que preferem temas mais urbanos, optarão primeiro por um painel com design e textura inovadores.

Dentro deste cenário, o novo posicionamento da Masisa, que resume sua essência, parte da constatação de que as pessoas estão priorizando o ambiente em que moram e, portanto, querem reproduzir sua personalidade no lugar em que vivem. “Nós estamos preparados para oferecer respostas aos consumidores”, diz a presidente da Masisa Brasil, Marise Barroso. “A Masisa construiu uma excelente reputação junto aos especialistas e às indústrias de móveis, destacando-se por ser a empresa que trouxe o MDF para o Brasil e sempre lançou tendências. Agora, nós sentimos que era o momento de apresentar a todos nossa marca, com seus atributos: jovem, conectada, bonita, elegante, ética, sustentável e inovadora, sempre à frente do seu tempo”, continua ela.

Com esse objetivo em mente, a Masisa começará a implantar sua nova marca nos diferentes pontos de contato com seus públicos, começando com enxoval completo nos pontos de venda e o novo portfólio de produtos, que irão incorporar o novo posicionamento e também trazer novidades no aspecto visual. O principal diferencial será um catálogo digital disponível em todas as plataformas, uma tecnologia com a qual o consumidor já está familiarizado, que permitirá testar diferentes combinações de padrões. Em mesas interativas digitais, parecidas com tablets, com o sistema touch screen, os clientes poderão montar e visualizar os painéis em ambientes pré-definidos, como sala, quarto, cozinha e banheiro.

Outra novidade é a veiculação de um comercial de TV nas principais emissoras das regiões Sul e Sudeste.

Metodologia

O estudo, liderado pelo Brasil com abrangência em toda América Latina, juntamente com a consultoria Brand Analytics, analisou três dimensões: os direcionadores do negócio, o contexto competitivo em que a empresa está inserida e as necessidades dos públicos da Masisa.

Ao definir as dimensões e analisar cada mercado em que a Masisa atua na América Latina, foram realizadas entrevistas em profundidade por região; análise quantitativa dos indicadores da marca, como qualidade, durabilidade, inovação, responsabilidade, serviço e preço; auditoria de comunicação, que avaliou a consistência da comunicação entre as praças, a identidade visual e verbal; além de pesquisas qualitativas sobre o perfil do consumidor de cada país, a decisão de compra e o que chama atenção quando o assunto é decoração. Para Eduardo Tomyia, diretor de Negócios da Brand Analytics, o diagnóstico mostrou que existia uma oportunidade de posicionamento principalmente junto aos consumidores finais, que desconheciam o segmento de painéis. “Sabemos que a influência do especialista na utilização dos produtos da Masisa é muito grande, porém, a percepção dos consumidores finais é cada vez mais relevante nesse processo”, explica.

Depois de cruzar os resultados dos países em que a Masisa está na América Latina e os do Brasil, e sem perder de vista o jeito de ser da Masisa, chegou-se ao novo posicionamento da empresa: “Para pessoas que buscam refletir seu estilo na decoração do seu espaço, a Masisa, referência na América Latina em painéis de madeira revestidos, é reconhecida por sua preocupação com o meio ambiente, pela proximidade com seus públicos e por oferecer o melhor mix de design. Masisa. Seu mundo, seu estilo”.

“O novo posicionamento, ‘Masisa. Seu mundo, seu estilo’, representa em uma única frase a essência da marca e foi criado pensando nos nossos quatro públicos principais: marceneiro, arquiteto, indústria de móveis e consumidor final. Queremos manter a nossa proximidade dos especialistas em móveis e decorações e nos aproximas do consumidor final”, enfatiza Marise Barroso, presidente da Masisa Brasil.

O processo inteiro levou cerca de um ano para ser concluído e poderá ser notado não só no produto final entregue aos clientes, mas também na identidade visual da Masisa nos pontos de venda, na publicidade, website e redes sociais e, principalmente, no relacionamento da empresa com seus stakeholders.