terça-feira, 19 de agosto de 2014

Skate Center é a primeira rede de franquia voltada exclusivamente ao skate

Marca integra loja e aulas no mesmo espaço

Uma “skateshop”. Essa é a melhor definição para a Skate Center, a primeira rede de franquia totalmente voltada ao skate no país. A marca integra roupas, tênis, equipamentos para a prática do esporte e ainda uma pista para aulas.

A ideia nasceu dos skatistas Edson Tuffi Jr e Roberto Ramos. Em 2011, eles montaram uma loja de artigos esportivos no Tatuapé, zona leste de São Paulo, mais voltada ao surfe. Em um determinado momento, resolveram apostar nos produtos de skate e aumentaram o mix de produtos. “As vendas foram um sucesso. Então, decidimos montar uma verdadeira skateshop com pista”, lembra Tuffi.

A princípio, a intenção era que a pista servisse apenas para que os clientes testassem os skates comprados na loja. Com o tempo, começaram as demandas por aulas, já que há uma grande carência em pistas públicas na cidade de São Paulo.

Loja tem espaço dedicado para aulas e prática do esporte
O motivo é facilmente compreensível. Estima-se que o segundo esporte mais praticado no Brasil, atrás apenas do futebol, seja o skate. O país possui atualmente vários ídolos, como Bob Burnquist, Sandro Dias, Pedro Barros, entre outros. “O mercado de skate está em pleno crescimento. Se a nossa loja fosse montada há 10 anos, provavelmente não teríamos o mesmo sucesso. Antigamente os skatistas eram marginalizados. Hoje é um esporte praticado por todas as classes sociais”, aponta.

Com a expansão do negócio, os proprietários viram no formato de franquia a melhor opção para levar essa experiência a outros locais. A meta é abrir 40 unidades num prazo de cinco anos. O alvo são as cidades acima de 500 mil habitantes. “O ponto comercial deve ter entre 140 e 200m², estando preferencialmente perto de escolas e condomínios já que há um grande potencial para crianças de 6 a 15 anos”.

Além de gostar de esportes, é importante que o franqueador tenha grande potencial empreendedor. Como a operação é simples, são necessários apenas de cinco a sete funcionários, sendo cinco para a loja e dois para a pista. Cerca de 70% do faturamento vem da loja e 30% das aulas de skate. “Temos um conceito único e inovador. Somos a primeira rede de franquias para skateshop com aulas. Temos a melhor didática para aulas de skate para todas as idades. Sem dúvida, é um grande negócio para quem busca uma franquia”, conclui Tuffi.

Franquia Skate Center:
Investimento: 195 mil
Taxa de franquia: 40 mil
Capital de giro: 30 mil
Faturamento médio: 100 mil
Lucro: 15%
Retorno do investimento: 24 meses
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 20h. Sábados das 9h às 18h.

Sobre a Skate Center:
www.skatecenter.com.br
(11) 2389 1817