terça-feira, 30 de setembro de 2014

ABF: Pesquisa aponta crescimento de 5,4% do franchising no semestre

Mesmo em ano atípico, o setor continua crescendo. Porém, não está imune à queda do desempenho da economia

A ABF – Associação Brasileira de Franchising acaba de concluir os resultados da Pesquisa de Desempenho do Franchising referente ao 2º trimestre de 2014, apontando um crescimento do setor de 5,4% no semestre em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

Comparado o desempenho das redes de franquias pesquisadas no 2º trimestre de 2013 ao mesmo período de 2014, o estudo revela que o faturamento avançou 1,6%. Já o desempenho do franchising entre os dois primeiros trimestres deste ano apresentou recuo de 1%.

“Estamos em um ano atípico, envolvido pelos efeitos do Mundial de Futebol e das eleições, em que a economia apresenta um baixo desempenho. No entanto, mesmo com essa conjuntura, o franchising permanece crescendo acima do PIB”, observa Cristina Franco, presidente da ABF, ressaltando que apesar disso, o setor não está isolado da conjuntura econômica.

A atividade do franchising está diretamente relacionada ao poder de consumo da população. Dados de outros importantes setores correlatos mostram a queda da atividade econômica. Por exemplo, de acordo com a FECOMERCIO/SP, o crescimento do Varejo no segundo trimestre de 2014 versus o mesmo período do ano passado foi negativo em 3,5%. Já de acordo com o IBGE, nessa mesma base de comparação a variação da Indústria foi de -3,4%; dos Serviços, +0,2%; e do Comércio, -2,2%.

Baseada nesses números, a expansão prevista pela ABF para o setor é de 5,5% a 7% em 2014. “Está abaixo do que havíamos projetado, mas é um número expressivo, considerando o histórico de crescimento acima de dois dígitos da última década”, afirma a presidente.

Ainda de acordo com o levantamento, a abertura de pontos de venda aumentou 3,6% no segundo trimestre, ante 1,2% de unidades fechadas no mesmo período entre as marcas respondentes. A expectativa é que o franchising chegue ao final de 2014 com um aumento de 9 a 10% no número de unidades franqueadas.

A recomendação da ABF é que os empresários do setor estejam atentos à gestão dos seus negócios. “O momento é de buscar a eficiência operacional e a produtividade”, completa a presidente da entidade.

Iniciado este ano, o levantamento trimestral realizado pela ABF tem por objetivo proporcionar aos empresários do setor analisar as sazonalidades do mercado em diferentes momentos ao longo do ano e auxiliá-los em sua tomada de decisão.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 27 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia.

Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade, estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar literaturas especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior.

Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.

Mais informações: www.portaldofranchising.com.br