quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Convênio entre Sebrae-SP e CRF-SP vai capacitar farmácias

No Dia Internacional do Farmacêutico, 25 de setembro, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) assinam às 20 horas na Câmara dos Vereadores de São Paulo um termo de cooperação técnica que prevê uma série de ações para capacitar as micro e pequenas empresas (MPEs) do segmento de drogarias e farmácias do estado.

As farmácias de manipulação e drogarias representam 10% do número de micro e pequenas empresas no segmento de varejo no Estado de São Paulo. Segundo dados do CRF-SP, ao todo são 15.076 mil estabelecimentos, sendo que 5.524 mil contam com farmacêuticos proprietários.

“O setor farmacêutico apresenta muitas oportunidades para os pequenos negócios, mas é preciso estar preparado para aproveita-las, o que se consegue com capacitação. Pretendemos com esta parceria oferecer as ferramentas para uma gestão eficiente”, explica Ana Carolina de Oliveira, gerente do Sebrae-SP.

O objetivo do convênio é orientar os farmacêuticos empreendedores e os interessados em abrir sua própria drogaria ou farmácia a gerir seus negócios. Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, a parceria é um importante passo para fortalecer o empreendedorismo entre os profissionais. “É fundamental que além das questões técnicas, os farmacêuticos tenham conhecimento sobre estratégias de administração, principalmente os que são proprietários ou que desejam montar seus estabelecimentos”, afirma.

A parceria tem duração de dois anos e inclui a disponibilização de dez palestras e duas cartilhas com informações sobre empreendedorismo e boas práticas de gestão em drogarias e farmácias. Além disso, os cursos de Ensino a distância (EAD) do Sebrae-SP poderão ser acessados no portal do CRF-SP. Entre os temas dos cursos estão “Conquiste seu Cliente”, “Controle seu estoque e não perca dinheiro” e “Aprenda a fazer fluxo de caixa”.

“O comércio de farmácias de manipulação e drogarias é um setor fundamental para a economia paulista, por isso, consideramos essa parceria prioritária para promover o seu crescimento e a melhoria da gestão”, completa Ana Carolina.

A Câmara dos Vereadores de São Paulo fica no Palácio Anchieta, localizado no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista.