segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ExpoFranchising ABF Rio consolida-se como um dos principais eventos do calendário do franchising nacional

Segundo a organização, público veio atrás de negócios de todos os tipos, desde alimentação, serviços, beleza e estética, limpeza e até automotivo

O último dia da 8ª edição da Expo Franchising ABF Rio, superou as expectativas e consolidou a feira como obrigatório, tanto para interessados em ingressar no mundo das franquias como para as marcas que desejam expandir suas redes. O evento, que terminou neste sábado, 27 de setembro, no Riocentro, foi mais uma realização da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio), com organização e promoção da Fagga| GL events Exhibitions.

“Estávamos otimistas com os resultados, mas confesso que superou até as nossas previsões. Podemos classificar como um sucesso a Expo Franchising ABF Rio 2014”, comemora Rubens Slaviski, diretor de negócios da Fagga| GL events Exhibitions. Segundo ele, este ano, a feira recebeu 28.600 visitantes, um número pouco mais de 10% superior ao ano passado. A organização estima que tenham sido gerados cerca de 200 milhões de reais em negócios nestes três dias de evento. “Para se ter uma ideia do crescimento da Feira, em 2010, foram gerados 50 milhões em negócios aqui. Hoje, este número é quatro vezes maior, isso em apenas quatro anos”, contabiliza o diretor.

Para Rodrigo Neves, gerente de expansão do Spoleto, a feira está muito melhor em relação aos anos anteriores. “O melhor dia de movimento foi na quinta-feira, pois recebemos um público qualificado, direcionado, capitalizado, e empenhados em fechar negócio. Já temos cinco possíveis candidatos a franqueados, e, além disso, muitos cadastros realizados durante os três dias da feira”, comemora.

Beto Filho, presidente da ABF Rio, também destacou a importância do evento no cenário nacional. ”Muitas marcas estão recebendo visitantes de outros estados aqui na feira do Rio. Isto sinaliza que o evento adquiriu uma abrangência maior, extrapolando as fronteiras do estado. Outra diferença que constatamos aqui e que tem sido percebida apenas nos maiores polos, é a qualificação do público que visitou nossa feira. Muito menos curiosos e muito mais bem informados, os visitantes vieram realmente interessados em conhecer melhor suas marcas target. Isso é música para os ouvidos dos expositores”, brincou o presidente.

Além das 260 marcas em exposição, a feira, que tradicionalmente atrai interessados em múltiplos segmentos, é consolidada como uma das 10 maiores da América Latina e conta com importantes patrocinadores como: Caixa Econômica Federal, Vivo, SEBRAE-RJ, entre outros.

Fernanda Marinho, administradora de empresas, de 28 anos, já pensa no futuro. Como sempre trabalhou com os pais, acha que agora chegou a hora de ter seu próprio negócio e o sistema de franquias é uma ótima opção. “O segmento que mais me atraiu foi o de beleza e estética. Até o final de 2015, espero ser uma franqueada”, disse a visitante.

A professora Maria do Socorro, de 45 anos, também deseja ingressar no sistema de franquia e no segmento de beleza. “Estou cansada da rotina de professora. Tenho um dinheiro guardado, quero investir, quero mudar de vida. Aqui, estou conversando e encontrando boas opções”, conta a professora.

Em franco crescimento ao longo dos últimos anos, o segmento prevê incremento de 10% para este ano e acréscimo de 8% em novas marcas, segundo as estimativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Diante do aumento do interesse do público pelas franquias, o evento também contou com o Fórum de Franchising, com o objetivo de orientar futuros franqueadores. Todas as palestras foram apresentadas por profissionais experientes e conceituados no setor.

A feira é um reflexo do bom momento do franchising brasileiro. E isso pode ser confirmado por Assur Fernandes, diretor executivo da Vezpa Pizza. “Estamos participando pela primeira vez da Expo Franchising ABF Rio e, logo no primeiro dia, tivemos bastante procura, com candidatos com ótimo nível de qualificação. Estamos muito felizes e já pensando em 2015”, comemora.

Confira a opinião de outros expositores da feira:

“Pelo que pude perceber, no primeiro dia da feira, as pessoas que vieram visitar o estande são literalmente para pegar brindes. Já no segundo e terceiro dia, o público é mais qualificado e específico”.
Erica Krapp – diretora da Pelo Zero

A feira está mais qualificada. Para mim, a feira começa na segunda-feira, quando começo a verificar os futuros franqueados para a marca.
Liliana Martins – gerente de expansão PUKET

A feira foi uma grata surpresa! Estamos participando pela primeira vez e a nossa expectativa é de fechar de cinco a dez novos negócios, isso foi muito importante e esperamos que, em 2015, consigamos ainda mais sucesso.
Tiago Pitta – Gerente de Marketing Laudromat

Quando decidimos participar, faltava uma semana para a feira começar. A marca acabou de se associar a ABF e esse é o nosso primeiro ano. Os resultados esperados foram superados. Até o final do sábado, esperamos fechar 20 novos negócios.
Luiz Zemlenoi – Diretor de expansão Dr. Lubrifica

A feira está bem parecida com a de 2013, porém com uma diferença muito importante, o público está mais seleto. O plano de expansão da marca é abrir 15 novos negócios até o final do ano. E o evento é um dos principais lugares para captar esses futuros franqueados.
Andrea Gomes – Depto de Marketing MegaMatte

Aqui na feira nós fizemos algumas entrevistas com candidatos que já havíamos marcado, porém recebemos também candidatos vindos do interior de São Paulo e do estado do Rio de Janeiro. O novo modelo de negócio que apresentamos, os quiosques, trouxe o público para o nosso estande. Superamos nossas expectativas e já fechamos o espaço para 2015.
Michelle Resende – Depto de expansão da Amor aos Pedaços

Nossa participação foi muito boa. Tivemos uma excelente qualidade do público. Iremos conseguir bons frutos através da feira.
Silvana Santos – Gerente Comercial da Siluets

A feira foi uma grande oportunidade. No primeiro dia, tivemos uma expectativa acima do esperado. Estamos prevendo fechar cinco negociações pós feira.
Alexandre Mafra - Diretor Executivo da Tourlines

Nosso primeiro dia foi o melhor. A feira está muito bem organizada. Recebemos interessados qualificados para o nosso negócio, pessoas que já conhecem a nossa marca. Devemos fechar uns seis negócios pós feira.
Celso Nazareth – gerente de Expansão da Cia da Empada

Estamos felizes com a nossa primeira participação. Foi muito produtivo. Já fechamos a nossa participação para o ano que vem.
Ana Letícia Meireles – Franqueadora do Crepelocks

Dobramos nossa expectativa de atendimento. O público veio preparado para escolher o seu negócio. Foi ótimo!
Christian Rojas – Franqueador do Jani King

Gostamos muito de participar da feira e geramos futuras oportunidades de negócios, pois percebemos que não havia muitas opções de franquias de moda.
Marisa Duarte – Gerente de Franquias da City Shoes

É o nosso primeiro ano e como uma marca carioca, ficamos surpresos com a atração dos participantes pela nossa rede. Tivemos cerca de 20% do nosso atendimento de pessoas de fora do Estado. Temos uma expectativa de fechar oito contratos pós Feira
Paulo Monteiro - Gerente de Expansão da Chifon

Veja o que os participantes falaram sobre o evento:

Percebi uma grande diversidade das marcas. Não tenho ideia ainda do que investir. Devo destacar a qualidade do atendimento dos expositores. É muito bom sair do estande conhecendo tudo da rede, com explicações detalhadas.
Sandra Helena 50 anos – Comerciante

Vim à feira procurar algo para ajudar a renda da minha família, acho que uma franquia vai ajudar. Não sei qual segmento, mas já conversei com algumas marcas e acho que até o fim do dia eu decido.
João Vicente – Autônomo – 34 anos

Como já me aposentei, gostaria de investir meu dinheiro guardado na poupança no sistema de franquias. Ainda estou procurando opções. Espero sair com boas ideias para ter o meu negócio próprio em breve.
Julio Amorim – aposentado – 68 anos

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

Sobre a Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio)
A ABF Rio de Janeiro é uma entidade fundada em 23 de outubro de 1990, juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional. Além dos serviços prestados aos seus associados, a seccional Rio tem a missão de representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro. A ABF Rio de Janeiro ainda oferece informações sobre o setor, listagem de consultores e prestadores de serviços associados e esclarecimentos iniciais sobre os passos para a montagem de uma franquia ao público em geral.