segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Instituto GPA promove III Encontro tecnológico "Panis et Lactis"

"Inovações tecnológicas nos setores de laticínios, panificação e confeitaria" será o tema central do evento que oferecerá diversas palestras e oficinas gratuitas

De 22 a 24 de outubro, o Instituto GPA realizará o III Encontro Tecnológico Panis et Lactis. O objetivo deste evento é promover um grande intercâmbio técnico-científico entre estudantes, professores e profissionais especializados em panificação, leite e seus derivados e o público em geral.

Os interessados em participar do evento já podem fazer suas inscrições, gratuitamente, por meio do site: http://www.panisetlactisigpa.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2577-0933. Até o dia 20 de setembro, serão aceitos trabalhos científicos, projetos de pesquisa e revisão bibliográfica. Os temas podem ser encaminhados por meio do endereço eletrônico contato.panisetlactis@institutogpa.org.br. Os trabalhos selecionados pelos organizadores poderão ser apresentados durante o evento.

Entendendo a necessidade dos setores de laticínios e panificação, essa iniciativa pretende apresentá-los as atualizações de cunho científico, promovendo minicursos teóricos e práticos, palestras, apresentações de trabalhos e exposições de fornecedores (equipamentos, ingredientes, embalagens, materiais de laboratórios entre outros).

No evento, teremos palestras com diversos convidados das áreas de Indústria, Comércio e Educação, além de aulas práticas na Padaria Show. Entre os temas destacam-se “Produtos lácteos com redução de Sódio”; “Gerenciamento de qualidade nas unidades de panificação e laticínios - desafios e perspectivas”; “Iogurte Grego: apresentação tecnológica e estudos de mercado”; “Tendências no mercado de sorvete”; “Inovação e tecnologia na indústria moageira”; “Redução de sódio em queijos”; “Qualidade do leite na indústria de laticínios”, entre outros temas. Já a Padaria Show abordará os tópicos “Sobremesas empratadas de alto nível”, “Cake Design”; “Culinária Viva”; entre outros.

Este ano, o III Encontro Tecnológico Panis et Lactis contará com o APOIO de importantes parceiros como: Fleischmann, Prática Technnipan, Rancho dos Sonhos, FAPERJ, Sacco Brasil, Blend Coberturas, Verde Campo, Fermentech, Duas Rodas, entre outras empresas, parceiras de conteúdo do evento.

O público-alvo do III Encontro Tecnológico Panis et Lactis são profissionais das áreas de processamento e manipulação de alimentos, atuantes nos setores de novos produtos, industrialização, qualidade, microbiologia, físico-química, varejo, redes de hotéis, restaurantes e supermercados; além das pessoas que trabalham nas empresas produtoras e fornecedoras de insumos para estas áreas. Também estão incluídos professores e técnicos de universidades, escolas e instituições de ensino, pesquisadores de instituições públicas e privadas; pós-graduandos (mestrandos e doutorandos); estudantes de laticínios, panificação e confeitaria e afins.

Breve perfil do NATA*

O NATA - Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos, em Colubandê, São Gonçalo - é a primeira escola de Ensino Médio integrado que forma profissionais para as áreas de Panificação ​& Confeitaria​ e Leites & Derivados. Os cursos têm duração de três anos, conciliando teoria e prática. Criado em 2009, a partir de uma parceria entre o Instituto GPA e o Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Agricultura e Pecuária), o projeto conta hoje com ​314 alunos, distribuídos nos dois cursos. Seus laboratórios de excelência e um corpo docente de altíssimo nível (composto por 60% de mestres e doutores) permitem uma formação atualizada e de vanguarda para os futuros profissionais. Tanto a indústria quanto o varejo estão de olhos bem abertos para estes novos talentos, formados pelo NATA. Veja a programação completa do evento no site

http://www.panisetlactisigpa.com.br

Serviço:
De 22 a 24 de outubro de 2014
Horário: das 13h às 19h.
Local: Instituto GPA - Casa Rio de Janeiro
(Rua Artidoro da Costa s/nº - Vila Isabel - Centro
Dentro do estacionamento Extra Boulevard)