quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TIP TOP cresce acima da média

Marca cresce 20% no resultado loja contra loja e se torna ainda mais atrativa para franqueados e novos investidores


Com a economia nacional instável, diversos setores registram recuos como o de vestuário. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 houve um crescimento de 10,6% e a expectativa para 2014 é alcançar apenas 3% - uma redução que preocupa empresários do setor.

Na contramão desse cenário está a TIP TOP - referência nacional em vestuário infantil, com foco em roupa para bebês - que registrou um crescimento de 20% nas vendas no balanço loja contra loja, no primeiro semestre. Com muitos motivos para comemorar, pois, o plano de expansão da marca está a todo vapor e a perspectiva é de fechar 2014 com um faturamento de R$ 94 milhões com a rede de franquias frente aos R$ 71 milhões de 2013.

A justificativa dos resultados está em planejamento, logística, inovação, investimento em marketing e em profissionais qualificados, sem contar na credibilidade construída nos 62 de atuação no mercado. Antes de investir no sistema de franchising, a empresa realizou um estudo de mercado para identificar a maturidade da marca e as oportunidades no segmento. Com essas informações, a TIP TOP junto a profissionais especializados consolidou as etapas técnicas do projeto de expansão garantindo um crescimento gradativo e sustentável.

A marca consegue distribuir para o Brasil inteiro, aliás, desenvolveram uma coleção chamada “Inverno Tropical” para atender a demanda das regiões como Norte e Nordeste. O contato direto com o consumidor permite aprimoramento das peças, canais, atendimento, entre outras questões que influenciam diretamente nos resultados da empresa que quer ser líder de mercado nos próximos anos.

“Não existe um player nacional, as marcas são fortes regionalmente. O fato de a TIP TOP atuar também como indústria permite mais agilidade nos processos de produção e, assim, facilita o gerenciamento do canal multimarca e monomarca. Por essa razão, planejamos crescer com os dois modelos de negócio”, reforça Marcondes.

A marca já possui 92 unidades distribuídas em todo o território nacional, exceto no Acre, Roraima e Amapá, sendo 85 unidades franqueadas e 7 próprias. Sinal de que a franquia da TIP TOP é um case de sucesso, é o fato do projeto de expansão se potencializar também por meio dos investimentos dos próprios franqueados. “Estamos crescendo dentro da rede, 28% têm mais de 10 loas e 16% possui mais de três lojas. Por outro lado, também somos procurados por novos investidores que buscam uma marca que já possui credibilidade no mercado. A TIP TOP já vestiu três gerações”, explica o executivo.

Com dois modelos de negócio: lojas tradicionais e Mega Stores - que vai de 300 a 600 metros quadrados e oferece itens dos mais diversos tipos, que incluem roupas, acessórios, carrinhos para bebê, brinquedos e uma infinidade de itens para atender a todas as necessidades que envolvem a chegada de uma criança - a marca quer chegar a 100ª unidade até o primeiro trimestre de 2015.