terça-feira, 14 de outubro de 2014

GPA comemora Dia do Consumo Consciente

No dia 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente, o GPA reforça que o conceito de sustentabilidade faz parte da sua gestão estratégica, sendo determinante na gestão de negócios, maximização da eficiência e relacionamento com toda a cadeia de valor. Em comemoração a data, três redes da empresa varejista (Assaí, Extra e Pão de Açúcar), desenvolveram ações em todo o país para conscientizar os consumidores sobre a importância de consumir consciente. Assim, as lojas realizarão ações que vão desde a escolha de produtos com embalagens recicláveis, que utilizam menos plástico e contem produtos concentrados, passando pelo transporte das compras com embalagens reutilizáveis, até o descarte correto. Confira:

Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista, negócio de atacado de autosserviço do GPA, tem como proposta ser um agente transformador da cadeia de valor de pequenos e médios comerciantes, através da conscientização e contribuição nas práticas sustentáveis. Para isso, a rede mantém parcerias que contribuem com melhores práticas de seus clientes empreendedores e incentivam o consumo consciente. Um exemplo é o programa “Recicle mais, pague menos”, realizado em parceria com a AES Eletropaulo, existente em duas lojas da rede. Ele consiste na troca de materiais recicláveis (vidro, papel, metal, plástico e embalagens Tetra Pak) por descontos na conta de energia elétrica dos clientes da AES Eletropaulo. A parceria acontece há uma no e já beneficiou 700 clientes e arrecadou 30 toneladas de materiais recicláveis.

Extra
O Extra fechou parceria com a Unilever e na compra de dois produtos concentrados Omo, Comfort, Cif e Vim, os clientes ganham uma sacola de ráfia da rede. O objetivo dessa ação é, através do movimento da Unilever por um #FuturoMelhor, incentivar os consumidores a optar por produtos concentrados, que geram menos resíduos e utilizam menos água em sua composição, o que traz uma série de benefícios para o meio ambiente, mantendo a qualidade dos produtos.

Pão de Açúcar
Em linha com a nova campanha do Pão de Açúcar, "Pic Nic #praserfeliz", a cada cinco itens comprados das cestas sugerida pela rede (saudáveis, premium e variados), o cliente recebe uma sacola de ráfia. As 173 lojas da rede pelo Brasil também entregarão um guia com dicas para um pic nic sustentável. Já em parceria com a Unilever, na compra de três produtos Dove, o cliente ganhará uma sacola reutilizável SOS Mata Atlântica, que tem parte da renda revertida para ações da instituição. A ação colabora com o objetivo da Unilever de promover um #FuturoMelhor.

A natureza dos negócios do GPA tem grande potencial de transformação e engajamento da sociedade. Consciente dessa responsabilidade, a empresa busca ser um agente transformador da sociedade por meio da Sustentabilidade, criando melhores práticas neste tema em seus negócios. Para isso, a empresa definiu cinco Compromissos, que contam com temas prioritários e que permeiam todos os negócios da companhia, entre eles Oferta e Consumo consciente e Gestão do Impacto Ambiental, que busca incentivar e desenvolver ações para orientar os colaboradores e clientes para praticas de consumo que respeitam a sociedade e o meio ambiente.