segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Inteligência a serviço do varejo

Case de Gestão por Categorias em lojas da Rede am/pm, do Grupo Ipiranga, será um dos destaques da NACS Show, maior evento do mercado de conveniências, em Las Vegas

Aliadas à tecnologia, metodologias como a Gestão por Categorias, da Stringhini Varejo Inteligente, aumentam o desempenho do negócio e a satisfação do consumidor

Com o desafio de aumentar a performance de suas lojas em um mercado já maduro, a am/pm, rede de conveniências dos postos de combustíveis Ipiranga, resolveu usar a inteligência. Para isso, contou com o auxílio de uma metodologia específica, a Gestão por Categorias, desenvolvida pela empresa brasileira Stringhini Varejo Inteligente. Com a implantação dessa plataforma em 37 de seus franqueados, a am/pm viu o sortimento dos produtos das lojas participantes se tornar ainda mais adequado e obter uma melhor exposição nas gôndolas, definida conforme as preferências identificadas na análise de comportamentos dos consumidores de cada loja. O resultado? Um acréscimo de faturamento equivalente à ampliação da Rede am/pm em 20%.

A plataforma de Gestão por Categorias integra ferramentas de definição de mix de produtos, planogramação, análise do comportamento do consumidor, geomarketing e tecnologias mobile. “O projeto de Gestão por Categorias atende a um padrão nacional de operação ao mesmo tempo que respeita características regionais e até locais. No caso da am/pm, mais do que atender ao Grupo Ipiranga, o serviço é prestado ao franqueado da rede, que consegue facilitar as rotinas diárias dos profissionais de sua loja ao mesmo tempo que satisfaz melhor o seu cliente. Isso gera resultado”, explica o consultor João Stringhini, diretor-presidente da Stringhini Varejo Inteligente.

Esses e outros resultados serão apresentados no dia 9 de outubro pelo gerente da Divisão de Lojas de Conveniência do Grupo Ipiranga, Luis Henrique Gutterres, durante o maior evento mundial do segmento de conveniência: a NACS Show, em Las Vegas (EUA). Junto a Gutterres estarão o diretor-presidente da Stringhini Varejo Inteligente, João Stringhini, e o diretor de Operações, Gabriel Vieira.

“Novos produtos são lançados pela indústria todos os dias e as lojas não são elásticas para comportar essa variedade cada vez maior. Por isso, investir na inteligência da operação aliada à análise do comportamento do consumidor é uma das grandes tendências para o setor varejista. A palavra de ordem é otimizar o espaço útil de vendas”, destaca Stringhini.

O serviço também agrega ferramentas mobile para franqueados, vendedores, repositores e pesquisadores, o que facilita e dá muito mais agilidade à implantação e execução do projeto. A Stringhini ainda realiza o treinamento das equipes envolvidas e oferece um aplicativo para monitoramento por meio de um sistema inteligente de visão desenvolvido em parceria com a empresa Ponfac S/A. O sistema processa um banco de imagens de produtos e analisa sua disposição no espaço das gôndolas de forma automatizada, garantindo que os produtos sejam expostos conforme as demandas e preferências dos clientes de cada loja.

Alguns dos resultados obtidos com as 37 lojas participantes da etapa de implantação do projeto Gestão por Categorias:

· O acréscimo de faturamento obtido nessa fase foi o equivalente à ampliação da Rede am/pm em 20%;

· O faturamento das lojas participantes cresceu entre 15% e 35% após a implantação do projeto;

· Taxas excepcionais de ROI (ReturnOnInvestment) acima de 40%, tanto para os franqueados participantes quanto para o Grupo Ipiranga;

· O sucesso fez com que o Grupo Ipiranga investisse na expansão do projeto para toda a Rede am/pm, que no Brasil conta com mais de 1,7 mil lojas.

Sobre a Stringhini Varejo Inteligente

Consultoria de marketing de varejo, especializada em monitoramento de mercado e de Ponto de Venda (PDV), gerenciamento por categorias e gestão do relacionamentocom clientes, tudo com uso intensivo de tecnologia.Sediada em Porto Alegre (RS), a Stringhini atua em âmbito nacional e atende clientes dos mais diversos portes, como Rede am/pm (Grupo Ipiranga), Lojas Renner, Vonpar (Coca-Cola) e Ferragens Thony, entre outros.

Sobre a NACS Show

Principal evento internacional do mercado de lojas de conveniências, a NACS Show ocorre entre os dias 6 e 11 de outubro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Organizada pela Associação Americana de Lojas de Conveniência (NACS), a feira representa inúmeras oportunidades de atualização, de compartilhamento de experiências e de networking para os mais de 24 mil participantes e para seus 1,1 mil expositores. Veja mais em www.nacsonline.com.