segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Saraiva investe em operação com lojas temporárias no Brasil

Estratégia criada em 2014 amplia atuação da Saraiva em mercados-alvo

O Grupo Saraiva aposta em novo modelo de negócio, as lojas pop up, espaços temporários que reúnem o mais variado mix de produtos de cultura e entretenimento. A estratégia, iniciada nesse ano, tem como objetivo levar educação, cultura e entretenimento a diversas localidades do País. Para 2014 são esperadas aproximadamente 50 estandes, sendo que 55% deles já entraram em funcionamento.

Adequado a públicos diversificados e com preços especiais, o modelo dispõe de três formatos: loja temática, feiras escolares e ações corporativas. Além disso, o espaço foi estrategicamente pensado para oferecer uma experiência única de compra. O mobiliário do projeto foi desenvolvido com exclusividade e constrói lojas modernas em menos de 100m² com comodidade e conforto.

Com seis meses de atuação, a operação já começa a dar os primeiros resultados positivos, o que ampliará em aproximadamente 48% o número de abertura dessas lojas para 2015. “As pop ups possibilitam ao Grupo Saraiva reforçar a operação de varejo, que atualmente é representada por nossas 115 lojas em 17 Estados, além do Distrito Federal. Com estas lojas temporárias, conhecemos mercados em potencial, mapeamos a demanda e o comportamento de compra do consumidor em diversas localidades do País. A partir disso, analisamos o estabelecimento de novas unidades permanentes da Saraiva em praças onde ainda não estamos presentes oferecendo aos clientes uma experiência única de compra”, disse Pierre Berenstein, vice-presidente de Operações do Grupo Saraiva.

As novas unidades previstas ainda para 2014 serão inauguradas no Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba, Manaus, Belém, Minas Gerais e Brasília. Além disso, a partir de 02 de outubro, a Saraiva e a Mauricio de Sousa Produções levarão uma loja temática exclusiva para o Mooca Plaza Shopping, localizado em São Paulo. A área com mais de 90 m² construídos contará com personagens, atividades infantis, além da venda de produtos licenciados durante todo o mês das crianças. “É uma parceria comemorada por nós. Hoje, contamos com mais de 300 publicações de livros da Turma da Mônica e buscamos estes novos pontos de contato com nossos consumidores”, afirma Claudia Arbex, gerente de Marketing da Mauricio de Sousa Produções.

A Saraiva estrutura também sua presença física em eventos diversos, como é o caso da HSM, onde é a parceira exclusiva para venda de livros, em fóruns e grandes conferências, como o HSM Management. E também fecha parcerias com grandes empresas, pois acredita que educação, cultura e lazer devem estar disponíveis a todos e são essenciais para a construção de um mundo melhor.