segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Satisfação do consumidor com supermercados registra aumento

Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) fechou setembro com alta de 1,9pp, passando de 53,6% em agosto para 55,5%.

O setor de varejo teve alta de 5,2pp – de 72,4% em agosto para 77,6% no mês passado. Os quatro segmentos que o compõem registraram crescimento na satisfação dos consumidores: supermercados, com mais 6,4pp (de 71,9% para 78,3%); lojas de departamento, com aumento de 4,3pp (de 68,7% para 73%); vestuário, com mais 2,7pp (de 82% para 84,7%); e drogarias, alta de 3,9pp (de 77,8% para 81,7%).

De acordo com Cauê Saraiva, diretor da webSensus - empresa de pesquisa digital do Omnicom Group, que operacionaliza o INSC -, “no caso dos supermercados, a boa avaliação está relacionada a promoções, inaugurações de lojas e campanhas publicitárias”.

Já o segmento de vestuário – com o melhor desempenho entre os quatro analisados – teve alta na satisfação em razão da nova coleção de uma das empresas do setor, que deve chegar às lojas em novembro. A campanha, realizada na Riviera Francesa em parceria com uma importante grife global, gerou um grande buzz na internet.

Sobre o INSC

O indicador é o primeiro e único no Brasil que analisa o que pensam os consumidores sobre produtos e marcas de 23 setores da economia - no mês passado, treze deles registraram aumento – supermercados, lojas de departamento, vestuário, drogarias, comunicações, indústria automobilística, eletroeletrônicos, indústria alimentícia, convênios médicos, energia elétrica, construtoras, transportes metropolitanos e saneamento básico. A satisfação dos consumidores com os demais segmentos recuou no mês passado – bancos, seguradoras, indústria digital, bebidas, personal care, consumer goods, hospitais & laboratórios, indústria farmacêutica, aviação e gás.