segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sebrae-SP lança sua primeira loja conceito no Brás

Iniciativa faz parte do Programa Negócios da Moda que reúne diversas ações com foco nos empreendedores do comércio varejista

No próximo dia 27/10, o Sebrae-SP inaugura sua primeira loja conceito para capacitação de empreendedores do comércio varejista. A loja Negócios da Moda, no Brás, tem 129 m² e funciona dentro do Ponto de Atendimento do Sebrae na região.

Um dos objetivos desse ponto de atendimento, que com a inauguração da loja conceito passa a ser o primeiro Ponto de Atendimento Temático do Sebrae-SP na capital paulista, é a oferta de soluções de gestão empresarial e inovação. Lá será possível ter toda a orientação necessária para a montagem e gestão de uma loja como aulas práticas e consultoria de especialistas do Sebrae-SP em gestão de varejo.

A ideia é organizar visitas monitoradas para lojistas, em que consultores explicarão, na prática, os principais conceitos de visual merchandising e administração de lojas, independentemente do estágio em que se encontra a empresa.

“A demanda de capacitação de lojistas cresce a cada ano. Só em nosso programa voltado para o setor já foram atendidas mais de 12 mil empresas. Por isso criamos um espaço destinado ao lojista, para utilização dos empresários e empreendedores em capacitações com foco na área do varejo de moda. Queremos que esse espaço seja um centro de formação para pequenos negócios e colaboradores da instituição”, diz Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP.

A Loja Conceito faz parte do Programa Negócios da Moda, com foco na capacitação de empresas do setor varejista para tornarem-se mais competitivas. O programa contempla palestras e workshops em todo o Estado, além da Loja Modelo Itinerante, que já esteve em 30 municípios e realizou mais de 3 mil atendimentos a empresas em visitas guiadas pelos consultores, com uma loja montada sobre uma carreta para percorrer as cidades, levando informações e treinamento a lojistas.

“A nossa ideia é que esse novo espaço permita a transferência de tecnologia para o pequeno varejo, com um formato inovador composto de aulas práticas e orientações técnicas. A loja não comercializará nenhuma mercadoria. Servirá apenas como modelo para os varejistas, funcionando de forma flexível e atualizada, sendo abastecida com produtos e serviços do Sebrae-SP e produtos dos parceiros (vestuário feminino, masculino e infantil, calçados e acessórios de moda) e empresas que atuam no segmento”, explica o gerente do Sebrae-SP na zona leste, Joaquim Batista Xavier Filho.

“Esse é primeiro ponto de atendimento (PA) temático do Sebrae-SP na capital, e o segundo no Estado. O primeiro, inaugurado em Sorocaba, é o PA Tecnolounge, criado para levar orientação personalizada a empresas com foco em inovação e tecnologia, além das startups, que funciona desde abril dentro de uma incubadora de empresas e já realizou mais de 300 atendimentos. O modelo de atendimento personalizado está totalmente alinhado com a nossa estratégia de aproximação do cliente e reforça nossa presença em todo o Estado“, acrescenta Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Por que no Brás

A região do bairro do Brás possui a maior concentração do varejo de confecções do Brasil, abrigando perto de nove mil empresas formais relacionadas à cadeia produtiva de confecção, sendo conhecida como Polo de Moda, onde boa parte do comércio do país vem abastecer-se.

Circulam pela região, segundo estimativas da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), uma média de 300 mil pessoas/dia, com intenso fluxo de consumidores finais e pequenos varejistas de confecção, número que aumenta significativamente com a aproximação do final de ano, o que torna a região estratégica para o Sebrae, cujo foco é o atendimento às micro e pequenas empresas, empreendedores individuais (MEI) e potenciais empreendedores.

O ponto de atendimento temático do Brás e a loja conceito ficam na Rua Conselheiro Belisário, 141, Brás, e funcionarão a partir do dia 28, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Além do atendimento específico, a unidade também faz atendimento às empresas em geral do comércio, indústria e serviços. A expectativa é que de 70% a 80% da demanda será de empreendimentos ligados ao varejo de confecções.

Confira a programação completa de cursos e palestras: http://www.sebraesp.com.br/index.php/122-uncategorised/institucional/14045-ponto-de-atendimento-no-bras

Mais informações pelo 0800 570 0800 ou ligando para o telefone (11) 2692-5454.