sexta-feira, 17 de abril de 2015

Coop retorna R$ 15 milhões para seus cooperados

A Coop – Cooperativa de Consumo já está distribuindo o total de R$ 15 milhões aos seus cooperados, referente às suas sobras líquidas apuradas no exercício de 2014.

Dessas sobras, a Cooperativa destina uma parte (10%), prevista em lei, para a Reserva Legal, protegendo-a diante de algum contratempo. Outros 5% são destinados, também por lei, à Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social, de onde saem – no caso da Coop – os recursos para o pagamento do Auxílio Funeral e de apoio às entidades assistenciais.

O restante, ou seja, 85% é votado em assembleia para devolução aos cooperados, proporcionalmente às suas aquisições durante o ano, conforme prevê a Lei Cooperativista 5764/71. Tem direito às sobras, todo cooperado que fez aquisições em qualquer uma das suas unidades no decorrer do ano passado e o processo para receber o retorno é bastante simples e realizado diretamente nos caixas da rede.

Atualmente a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, posicionando-se na 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Possui cerca de 5,4 mil colaboradores diretos, 28 unidades de distribuição - 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e seis drogarias externas.

Por ser uma cooperativa, seu principal escopo é oferecer os melhores serviços com preços justos, além de reverter benefícios para seus cooperados e comunidade, como ciclo de palestras gratuitas; programa de saúde e qualidade de vida por meio do Mexa-se nas unidades; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular; doações para entidades beneficentes onde a Cooperativa possui unidades de distribuição e repasse de verbas para a Federação das APAEs provenientes da venda da revista Coop e do programa Troco do Bem.