terça-feira, 14 de abril de 2015

Franquias a caminho do Nordeste

Redes focam cada vez mais na região nordestina para expandir base operacional

Há uns quatro anos o Nordeste está em evidência, sendo o foco da expansão de muitas franquias. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o número de franquias na região cresceu cerca de 17,7% de 2012 para 2014, o surgimento de marcas teve crescimento de 18%, e quinze novos shoppings foram inaugurados nos estados nordestinos.

“A migração para o Nordeste é resultado do aumento significativo da renda da população local. Além disso, há menos concorrências nessas cidades, onde as marcas estão começando a explorar o mercado, o que torna a região ainda mais atraente para os investidores”, afirma José Fugice, sócio fundador e atual Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relacionamento da GOAKIRA.

Uma prova de que esse mercado é atrativo são as redes que pretendem chegar à região, como a Viva Eventos e a Sóbrancelhas. A Viva Eventos, única empresa na área de franquias especializada em eventos e festas de formatura, planeja abrir 20 unidades no Nordeste em dois anos. E a Sóbrancelhas, especializada em beleza, pretende inaugurar a primeira unidade nas cidades nordestinas ainda este ano, bem como atingir a marca de 30 unidades em 2 anos.

A Let’s Eat, rede de restaurantes mexicanos com hamburgueria, tem como alvo o Nordeste e está prestes a inaugurar sua primeira unidade em Sergipe. Pretende chegar a 20 restaurantes na região em três anos. “Há mais de dois anos o Nordeste é a bola da vez para a expansão de franquias, apresentando crescimento expressivo no mercado, com uma população que, a cada ano que passa, demonstra um maior potencial de consumo. Por isso estaremos presentes no mercado nordestino e planejamos crescer 100% em três anos”, revela Fabricia Vidaurre, diretora de expansão da Let’s Eat.

Também, marcas que já estão consolidadas nos estados nordestinos querem continuar crescendo na região. É o caso da Minds English School, da CEBRAC e do Mercadão dos Óculos. A Minds possui 16 unidades e quer chegar a 30 até 2018. Já o CEBRAC, com 17 escolas, pretende inaugurar mais 13 até 2017. “O Nordeste é uma das regiões onde o CEBRAC mais cresce. Em 2014, a região foi responsável por 30% da nossa expansão”, comenta Fabio Pozza, diretor de mercado da marca.

E o Mercadão dos Óculos, com sua expansão agressiva, projeta chegar a 10 lojas no mercado nordestino até o final de 2015, e alcançar 50 unidades no prazo de dois a três anos. “Temos duas lojas no Nordeste, e o sucesso é tanto, que esses franqueados irão inaugurar a segunda unidade ainda neste semestre”, comemora Gustavo Freitas, diretor de expansão da marca.