sexta-feira, 10 de abril de 2015

Lojistas observaram mudanças no consumidor com relação às compras de chocolates na Páscoa deste ano

Departamento de Pesquisas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS ressalta que os ovos de chocolate não venderam tanto como ocorreu em 2014. Porém, o consumo do doce de cacau não diminuiu

As vendas dos produtos tradicionais de Páscoa não apresentaram crescimento em 2015, em comparação com o ano passado. Porém, os lojistas também não observaram queda na comercialização, de acordo com o Departamento de Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS. A avaliação feita após o feriado de Páscoa é positiva, tendo em vista o momento instável da economia brasileira.

- Os comerciantes não venderam menos que no ano passado. Eles comercializaram as mesmas quantidades de chocolates e artigos típicos desta época, como peixes e acessórios para enfeitar cestas, por exemplo, que em 2014. A diferença foi a mudança no consumo, observada pelos lojistas - destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Como os valores do chocolate estavam maiores, grande parte dos consumidores alterou o formato dos presentes. Ao invés de presentear com ovos de chocolate, apenas, as pessoas deram outros formatos de chocolate, como barras e bombons. Além disto, a FCDL-RS observou o aumento de vendas de brinquedos.

- Os consumidores substituíram os produtos mais caros por opções mais baratas. O preço médio do chocolate em forma de ovo estava até seis vezes maior este ano. Na semana que antecedeu a Páscoa, as vendas apresentaram aumento de 3,2%. Já o ticket médio teve queda de aproximadamente 5% - ressalta o economista Eduardo Starosta.

Ainda de acordo com a FCDL-RS, nos dois dias que antecederam o domingo de Páscoa, o preço dos chocolates apresentou queda no comércio. Em alguns estabelecimentos, os descontos eram de até 25%. Para evitar a perda de estoque, muitos comerciantes optaram por antecipar as promoções, comuns para os dias posteriores ao domingo.