sexta-feira, 29 de maio de 2015

Coop moderniza marca própria para dobrar participação no mercado

A Coop – Cooperativa de Consumo prepara para o segundo semestre deste ano uma série de novidades na sua linha de marca própria, que completa 20 anos em 2015. Hoje, a Cooperativa possui 694 produtos em 67 categorias, sendo 329 skus da marca Coop, 212 skus da marca de fabricação própria de panificação Delícias da Coop e 153 skus da marca Exclusividade Coop – fruto da parceria com a Rede Brasil de Supermercados – RBS, que atende a um nicho de categorias onde 90% dos produtos são importados.

De acordo com Marta Borges, gerente de compras - mercearia / perecíveis, entre as novidades previstas está a simplificação do nome, que passa a ser apenas Coop, modernização da identidade visual e da logomarca, com novas embalagens, desenvolvidas pela empresa EBA Design. “Após realizarmos uma pesquisa sobre a marca própria e a percepção da logomarca junto aos nossos cooperados, constatamos que temos muito espaço para crescer no mercado, haja vista que existe grande confiança por parte deles em nossos produtos”, explica.

Não se pode esquecer que a marca própria, quando bem aceita no mercado, é uma excelente alternativa do consumidor durante suas compras. “Além da ótima qualidade, os preços da linha Coop são de 10 a 20% menores que as marcas líderes”, completa Eder Fernandes, gerenciador de marcas próprias da Cooperativa.

Somente no autosserviço, as marcas Coop, Delícias da Coop e Marcas Exclusivas representam hoje 4,4% das vendas da Cooperativa. “Se considerarmos somente as 67 categorias onde a marca própria está presente, a participação sobe para 20,4%”, explica Marta Borges. Entre as categorias de maior participação estão sorvetes, ovos de aves, papel higiênico, temperos industrializados e pães industrializados, que representam juntas 42,7%.

A fim de elevar a participação geral de 4,4% para 10% no faturamento total, a Coop vem implantando desde o ano passado uma série de alterações estruturais, que vão da contratação de profissionais experts no assunto até a internalização da prospecção, desenvolvimento e controle de qualidade.

Desde 2014, uma gestora de qualidade garante as condições de fabricação dos produtos de marca própria, por meio de testes sensoriais, no caso de alimentos e bebidas, e pesquisa de performance quando se trata de produtos de higiene, limpeza e bazar. Além de fazer auditorias frequentes nos fornecedores para garantir a pontuação adequada da qualidade, a gestora tem total autonomia para substituir a empresa que não atender a todas as exigências da Cooperativa.

“Marca própria não é sinônimo de produto com baixa qualidade, pelo contrário, é a confiabilidade do nosso nome que está em jogo. Um cooperado satisfeito e bem atendido, é fidelização certa”, ressalta a gerente de compras, Marta Borges.

Sobre a Coop: Atualmente a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, ocupa a 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e fechou o exercício de 2014 com faturamento de R$ 2,028 bilhões. São cerca de 5,4 mil colaboradores diretos, 28 unidades de distribuição - 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e seis drogarias externas.

Por ser uma cooperativa, seu principal escopo é oferecer os melhores serviços com preços justos, além de reverter benefícios para seus cooperados e comunidade, como ciclo de palestras gratuitas; programa de saúde e qualidade de vida por meio do Mexa-se nas unidades; retorno das sobras (lucro), quando ocorrerem; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde possui unidades de distribuição.