terça-feira, 12 de maio de 2015

Das Brot: A cultura alemã de Campinas para o Brasil

Situada no coração de Campinas a Das Brot cresce a cada ano superando até as melhores previsões dos proprietários.

Em novembro de 2011, Campinas recebia a Das Brot, uma singela boutique de pães que vinha para modificar todo o conceito de panificação da cidade. Em apenas 44 m², a padaria que abriga um pequeno empório inovava em seu principal diferencial, que é o de fugir ligeiramente do comum oferecendo ao consumidor ao invés do conhecidíssimo pão francês o tradicional pão Alemão. Em quatro anos o crescimento do pequeno negócio mais que dobrou com pouquíssima publicidade, apenas no boca a boca.

Feito por uma empresa familiar desde 1688 na cidade de Hamburgo-Altona o pão da Das Brot vem direto da Alemanha em contêineres, congelados e monitorados, para fornecer ao campineiro um pão único, com um sabor característico, textura diferenciada e a casca crocante digna de um bom pão alemão. No início importava-se apenas um container de seis toneladas por trimestre, hoje após quatro anos de funcionamento, um contêiner de 12 toneladas a cada 45 dias de pães e doces desembarcam para Das Brot. Além da venda local, a padaria fornece para toda cidade de Campinas e região, incluindo outros cafés, hotéis e restaurantes.

Comandada pelos empresários Tiago Turatto, brasileiro apaixonado pela cultura alemã, e Heinz Verst, alemão radicado no Brasil, a Das Brot Padaria & Café cativou os passantes do bairro do Cambuí e expandiu para outras regiões de Campinas. A fama é tamanha que a padaria abriu sua primeira franquia no Distrito de Barão Geraldo. Mais ampla a nova unidade já configura o novo plano de negócios da Das Brot que é a expansão através do franchising o que permitirá a marca nascida em Campinas levar o gostinho e a tradição alemã para todo o país. O planejamento para os próximos cinco anos é de um crescimento ainda mais forte, abrir mais 5 unidades franqueadas e triplicar a importação e compra da Pães e Doces alemães.

E é essa busca por proporcionar ao brasileiro a possibilidade de experimentar um pouquinho da cultura alemã que permeia a marca que nasceu de forma singela no interior de São Paulo e hoje perpetua a arte secular alemã de fazer pães, uma das maiores heranças culturais da Alemanha, oferecendo ao brasileiro não só um delicioso pão alemão, mas um pedacinho de toda a tradição e cultura de um país.