terça-feira, 5 de maio de 2015

Fluxo de pessoas em lojas apresenta alta de 5,6% em abril

Apontamento é do ICV 30 divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate

O mês de abril foi encerrado com uma boa notícia para o segmento de Varejo. O fluxo de pessoas em lojas apresentou alta de 5,6% na comparação com o mês anterior. É o primeiro mês no ano que o número se apresenta positivo, com curva similar a 2014, mas com percentual de alta maior. Os dados são do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.


A análise demonstra ainda que abril registrou o segundo maior fluxo de 2015, ficando atrás de janeiro e, se o movimento de 2014 se repetir, maio pode ter dados positivos novamente. O estudo concluiu também que, se comparado com abril de 2014, o período teve queda de 4,9%.





De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números apurados pelo ICV 30 já eram esperados. “Vivemos um movimento parecido em 2014, ou seja, as pessoas são mais cautelosas para comprar nos primeiros meses, devido aos encargos fixos do período. Esse quadro se ameniza à medida que chegamos no meio do ano”, considera.

Já na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o crescimento previsto para maio tem grandes chances de acontecer. “O movimento do Dia das Mães costuma se apresentar como um segundo Natal para as marcas. Embora haja uma tendência de contenção, as pessoas não deixam de comprar nesta data, mesmo que sejam produtos de valores mais comedidos”, destaca.

“O consumidor segue cauteloso, mas com uma tendência natural de baixar um pouco a guarda. Mesmo que tímido e lento, o movimento de compras deve seguir o curso de retomada nos próximos meses”, completa Heloísa Chranchi, diretora geral da Virtual Gate.

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação.

Sobre a SBVC
Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses políticos do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Político, Ações Sociais e Relacionamento.

Sobre a Virtual Gate
Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portifólio tem alguns cases de sucesso em seu portfólio como: C&A, Pernambucanas, Telhanorte, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Animale, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros.