terça-feira, 16 de junho de 2015

Festas juninas movimentam comércio de Ribeirão Preto

Lojistas oferecem diversidade de produtos, que vão desde os acessórios de vestuários aos tradicionais doces de amendoim

Com a chegada das datas comemorativas de Santo Antônio, São João e São Pedro, a população se prepara para as tradicionais festas juninas. No período das celebrações, que dão direito à decoração típica colorida com balões e bandeirinhas de papéis, fogueiras e fogos de artifícios, a corrida em busca dos acessórios já teve início no comércio do Centro de Ribeirão Preto (SP). “Os lojistas estão preparados para oferecer preços e qualidade diferenciada nos produtos típicos, que incluem decoração, vestuário e alimentação”, comenta Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e região).

Lopes explica que os itens mais procurados dessa época do ano são as bandeirinhas, balões decorativos, chapéus de palha e roupas típicas. “O vestuário infantil é o mais vendido dessa categoria, com destaque para o crescimento pela procura de camisas xadrez de adultos. Os doces, como pés de moleques e paçocas industrializadas, são muito pedidos pelos promotores de festas na correria do dia a dia. Por isso, o comércio de Ribeirão está de portas abertas para atender o importante público que valoriza as tradições populares”, ressalta.
O presidente do Sindicato, comunica que durante o feriado municipal de 19 de junho (sexta-feira), aniversário de Ribeirão Preto, o comércio terá abertura facultativa das 9h às 18h. No dia 20 de junho (sábado) – das 9h às 17h. “É uma grande oportunidade para adiantar as compras para as festividades”, diz.
Curiosidades sobre as festas juninas - A festividade teve origem na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares (Santo Antônio, São Pedro e São João) e é até hoje, muito valorizada principalmente no norte da Europa e em diversas regiões do mundo.
Acessório importante da festa, as fogueiras são parte da antiga tradição pagã europeia de celebrar o solstício de verão (momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador). A fogueira do dia de Midsummer (25 de junho) tornou-se, pouco a pouco, na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nessa data. Já os balões e fogos de artifício foram trazidos pelos portugueses para o Brasil. Os fogos, segundo a tradição popular, servem para despertar São João. Na antiguidade, os balões eram utilizados para avisar que a festa iria começar, mas hoje é uma prática proibida por lei no Brasil, devido ao risco de incêndio e mortes.
A tradicional quadrilha tem o seu nome originário de uma dança de salão francesa para quatro pares, a quadrille, em evidência na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A quadrille francesa era um desenvolvimento da contredanse, popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. A quadrille chegou ao Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX, por tudo que fosse a última moda de Paris.


Serviço


Horário Horário de Funcionamento do Comércio - Aniversário de Ribeirão Preto
19 de junho (sexta-feira) – abertura facultativa das 9h às 18h.
20 de junho (sábado) – das 9h às 17h.