terça-feira, 9 de junho de 2015

TendTudo investe em programa de auto gestão de carreira

Rede varejista de materiais para construçãoinvestiu em plataforma de acompanhamento de carreira para seus colaboradores


Para incentivar o crescimento profissional de seus colaboradores, o grupo BRHome Centers (composta pelas marcas Casashow e TendTudo) investiu em uma plataforma virtual de acompanhamento e análise de desempenho.Com o seu login e senha, o colaborador vai poder acessar o sistema, intitulado “Desenvolva-se”, e visualizar a sua trilha de carreira, quais os cargos que ele pode alcançar na empresa, bem como as competências necessárias para conquista-lo. Ocolaboradortambém poderá gerir todas as suas participações em cursos e treinamentos que contribuirão para o seu crescimento. Isso vai instiga-lo a investir no seu desenvolvimento, visto que o processo de promoção está muito mais confiável e transparente.

O "Desenvolva-se" surgiu a partir de resultados de pesquisas de clima interno, que constataram a necessidade de um sistema que garantisse credibilidade e transparência em relação ao gerenciamento da produtividade e carreira. Para a gerente de Recursos Humanos da BR Home Centers, Pollyana Guimarães, a ferramenta tem como principal vantagem a transformação cultural no ambiente corporativo. "O colaborador tem a oportunidade de traçar a sua carreira como achar melhor, de acordo com o que a empresa espera dele. Neste caso, ele recebe em tempo real a avaliação de seu gestor, gerando uma responsabilidade compartilhada para o aprimoramento de suas habilidades e competências. Vai além de uma mão dupla de informação. É o fortalecimento das relações de trabalho dentro da empresa e da confiança de todos os colaboradores", explica a executiva. A novidade já conquistou a aceitação de muitos, em especial, dos colaboradores da geração Y, já acostumados com o uso de programas e aplicativos no dia a dia.

Os que conseguirem melhor desempenho e aderência ao cargo, agora mais do que nunca, terão maior chance de crescimento na empresa. A ideia é que o desenvolvimento seja uma atividade cíclica. A partir do momento em que o profissional atinja o patamar desejado, novas metas serão lançadas com base em outros indicadores. Desta forma, o acompanhamento é contínuo e gera retorno na forma de produtividade e de um bom clima corporativo.

O lançamento do "Desenvolva-se" contou com uma ação muito especial. Cada colaborador recebeu feijões e instruções para o seu plantio, como uma forma lúdica de expressar a representação da carreira. Com a mensagem "se não plantarmos, não teremos nada para colher", os colaboradores entenderam que sua formação deve ser regada com doses constantes de dedicação, persistência e foco. "Entregamos o feijãozinho para simbolizar a carreira de cada um e fazer com que nossos colegas entendam que somos responsáveis pelo nosso trabalho e que, se não investirmos esforço, tempo e dedicação, não crescemos. O primeiro passo da mudança cultural corporativa é fazer com que cada um perceba a sua importância e responsabilidade na empresa", explica Pollyana. A ação teve 100% de adesão, o que foi uma agradável surpresa. Essa experiência rendeu boas histórias e muito aprendizado que foram compartilhados em um livro digital, o qual todos os participantes tiveram acesso.