terça-feira, 2 de junho de 2015

Varejo tem queda de 6,9% no fluxo de pessoas em lojas nos cinco primeiros meses de 2015

Apontamento do ICV 30 divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate, mostra consumidor mais cauteloso para ir às compras

Os cinco primeiros meses de 2015 apontam que o consumidor brasileiro continua bastante cuidadoso para efetuar suas compras. O período apresentou queda de 6,9% em comparação a 2014. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Curva mostra que o comportamento do ano é similar ao de 2014, embora apresente redução de tráfego no geral.

O estudo mostra ainda queda de 8,2% no comparativo de maio de 2015 com o mesmo mês de 2014. Por outro lado, a análise aponta que maio de 2015 se apresentou como um mês positivo com elevação de 6% em relação ao mês de abril. A região Sudeste foi a que registrou a maior alta em relação a abril, com crescimento de 7,4%, enquanto a região Norte foi a única a registrar queda em relação ao mês anterior com decréscimo de 0,5%.

Estudo aponta queda de -8,2% no mês de Maio

O estudo demonstra também que Maio houve crescimento de 6,0% em relação à Abril, por conta do efeito sazonal (Dia das Mães)


Na opinião de Eduardo Terra, presidente da SBVC, a recuperação do setor, assim como de outros segmentos do mercado, deve ser lenta. “A confiança do consumidor ainda é baixa. Existe muito receio por parte do consumidor em relação ao futuro que leva à retração de consumo, motivo que pode dificultar a retomada”, destaca. O executivo complementa que “os três pilares que sustentam o consumo, emprego-renda-crédito, já não são estáveis como há meses atrás. Além disso, não há nada que tenha propiciado uma recuperação na confiança do consumidor”.

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o Dia das Mães é um dos motivos pela aparente melhora em maio. “A tendência de contenção se mantém, mas há datas em que o consumidor não deixa de comprar e, uma delas, é o Dia das Mães, uma das mais importantes no calendário do comércio”, comenta.

“A recuperação deve acontecer, porém de maneira lenta, provocada pelo próprio cenário econômico”, completa Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate.

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação.

A base analisada levou em consideração a evolução média de fluxo diário, de lojas que possuíram contagem de fluxo entre janeiro/2014 a maio/2015, não considerando a divisão por segmentação, com variação percentual mês contra mês anterior e base Inicial = 100 em janeiro/2014.