segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CDL Porto Alegre confirma palestrantes para o Zoom Varejo na Era do Compartilhamento

Evento será realizado no dia 22 de setembro, no Teatro CIEE. As inscrições estão abertas


Como fazer com que o varejo tradicional não perca espaço em uma época onde o que mais se comenta é o modelo da economia compartilhada? Para discutir este tema, a CDL Porto Alegre realiza, dia 22 de setembro, o Zoom Varejo na Era do Compartilhamento.

E para garantir o sucesso do evento, confirmou um time qualificado de palestrantes: Lorrana Scarpioni, CEO do Bliive, Beth Furtado, sócia-diretora do Alia, Luiz Candreva, CEO e fundador do EzPark, Wolf Menke, CEO da House of Work, e Aleksandar Mandic, fundador da Mandic Magic. Além dos convidados, o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, fará a abertura e o encerramento do encontro, que será realizado no Teatro CIEE, das 8h30min às 12h30min.

Caberá aos palestrantes apresentarem cases que já conquistaram os brasileiros nesse novo formato. Vale ressaltar que no centro da economia compartilhada estão empresas e projetos que surgiram a partir de variações do compartilhamento de pessoa para pessoa, o chamado consumo colaborativo. Parte-se do princípio que carros, alimentos, serviços, hospedagem, informação, tecnologia, entre outros produtos, podem ser compartilhados.

Na Europa, por exemplo, o modelo de economia compartilhada está em franca ascensão, com forte apelo da mudança comportamental no consumo. Em países desenvolvidos, onde as necessidades básicas estão completamente satisfeitas, já se percebeu que o uso de recursos escassos pode ser ainda mais racionalizado. Segundo dados da PricewaterhouseCoopers a projeção de movimentação global da tendência em 2025 é de US$ 335 bilhões.

As inscrições para o Zoom Varejo na Era do Compartilhamento podem ser feitas no www.zoom.eventize.com.br.

Confira os palestrantes:

Lorrana Scarpioni: Criadora do Bliive, apontada como um dos 10 brasileiros mais inovadores pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), centro universitário americano especializado em tecnologia. A plataforma Bliive estimula as pessoas a trocarem conhecimento, partindo da ideia de que todos podem usar suas experiências e seu tempo livre para ensinar e aprender.

Beth Furtado: Sócia-diretora da ALIA, consultoria especializada em marketing. Autora dos livros Singularidades no Varejo, Horizonte de Consumo e Desejos Contemporâneos, irá abordar, entre outros assuntos, a Evolução da Era da Informação para a Era do Compartilhamento.

Luiz Candreva: CEO e fundador da ezPark, plataforma multinacional focada em melhorar a interação das pessoas com estacionamentos de qualquer tipo, especialmente através do Sharing Economy.

Wolf Menke: CEO da House of Work, expandiu seu negócio e hoje disponibiliza, em São Paulo, a House of Work, a House of Food, a House of Learning e a House of Bubbles. Apresentará em Porto Alegre o conceito de casas, como a Foods, alugada diariamente (a lista de espera pode chegar a três meses) por chefs ou que queiram testar pratos novos ou que estejam visitando a capital paulista para cozinhar. Todos os dias há almoço e jantar; o cardápio é colocado numa lousa em frente.

Aleksandar Mandic: Considerado um dos maiores empreendedores do Brasil. Pioneiro na área de telecomunicações, foi um dos primeiros executivos a explorar comercialmente o serviço de provedor de acesso à Internet no País. Fundador do Mandic Magic, um app gratuito para Android, iOS e Windows Phone que funciona como uma rede social de conexões Wi-Fi. O programa exibe pontos de acesso no mapa, além de reservas de hotel, carros para locação, compras de passagem e possibilidade de chamar táxis.