segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Comércio tem pior Dia dos Pais desde 2005, aponta Serasa Experian

Vendas de última hora foram mais fracas em São Paulo que no restante do país

Na semana do Dia dos Pais (03 a 09 de agosto), as vendas tiveram queda de 5,1% em todo o país sobre a semana de 04 a 10 de agosto de 2014, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Pais 2014. Esta é a primeira queda que ocorre nesta data comemorativa desde o surgimento deste indicador, em 2005.

No final de semana da data – de 07 a 09 de agosto –, houve queda de 1,4% na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (08 a 10 de agosto).

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais tiveram queda de 4,7% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para os economistas da Serasa Experian, a crise econômica pela qual atravessa o país, marcada pela alta da inflação, dos juros no crediário, pelo aumento do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores, afetaram negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais.

Evolução histórica das vendas na semana do Dia dos Pais no Brasil


Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 04 de agosto a 10 de agosto de 2014 e comparadas às realizadas no período de 05 a 11 de agosto de 2013.