sábado, 29 de agosto de 2015

Coop amplia capacidade de centro de distribuição

A fim de evitar rupturas, manter sua eficiência e explorar melhor o seu canal de abastecimento, a Coop – Cooperativa de Consumo acaba de negociar a locação de mais 5.500 m² de área de duas empresas de serviços em armazenamento. Com este novo espaço, o Centro de Distribuição passa a totalizar 22 mil metros quadrados de área útil para estocagem.

A atual instalação do CD concentra 60% do estoque de produtos do mix da Coop e sua tarefa vai além de abastecer diariamente as 28 unidades da rede, pois também é responsável pela gestão de estoque.

De acordo com o gerente da área Rogério Lopes, a ampliação da operação permite reduzir o número de cargas entregues pelos fornecedores diretamente nas unidades, desafogando a retaguarda em cada uma delas. Outro melhoramento realizado no CD refere-se à aquisição de um equipamento chamado Sorter que agilizará as operações no sistema de distribuição via cross docking – um tipo de esteira que faz a separação automática dos produtos dirigidos a cada unidade da rede. A capacidade atual de separação de 6 mil caixas/dia vai aumentar para 18 mil, sem possibilidade de erro, quando o equipamento estiver a todo vapor nos próximos meses.

Com exceção de produtos regionais e de gêneros com curto prazo de validade, os estoques dos demais itens que compõem o mix da Coop ficam centralizados no CD. Inclusive carnes (de todos os tipos) e itens resfriados. De acordo com o gerente Rogério Lopes, essa retaguarda frigorífica passou a receber em junho mais 300 itens ao fechar parceria com o principal fornecedor do setor de perecíveis. O impacto de negociações desse porte reflete também em menor custo do produto. “Como o gasto de transporte da indústria será menor, já que terá o CD como único endereço de entrega, Coop e fornecedor sentam-se à mesa para negociar melhor preço”, explica.

Todos os dias cerca de 70 caminhões, dos mais variados estados do Brasil, descarregam suas cargas no Centro de Distribuição. Grande parte delas, porém, faz pouca parada no armazém. Basicamente o tempo necessário para a carga ser conferida, separada e pegar carona nos 28 caminhões que abastecem as lojas. Para dar contar da operação geral, entram em cena 230 funcionários, divididos em três turnos de trabalho, exercendo as mais diferentes funções. Cada uma das etapas entre entrega e distribuição tem o tempo cronometrado e checadas várias vezes ao dia para que a proposta traçada flua sem contratempos durante o expediente.

Sobre a Coop: Atualmente é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina e ocupa a 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). São cerca de 5,4 mil colaboradores diretos, 28 unidades de distribuição - 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e sete drogarias externas.

Como cooperativa, seu principal escopo é oferecer os melhores serviços com preços justos, além de reverter benefícios para seus cooperados e comunidade, como a Blitz da Saúde que percorre as unidades fazendo aferição de pressão arterial e teste de glicemia a fim de oferecer um serviço de orientação e informação de saúde aos participantes, além do ciclo de palestras gratuitas; programa de saúde e qualidade de vida por meio do Mexa-se nas unidades; retorno das sobras do exercício, quando ocorrerem; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde possui unidades de distribuição.