quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Estudo sobre o Omnishopper brasileiro

Informações sobre produto, preço e formas de pagamento são prioritárias para omnishoppers de eletro-eletrônicos. Estudo da Officina Sophia Retail identifica o comportamento dos
consumidores em experiências nas lojas virtuais e físicas


A facilidade do consumidor em pesquisar no ambiente online é um dos principais aspectos que impulsionam o cruzamento de canais durante a experiência de compra de eletro eletrônicos, pois 71% dos entrevistados recorreram ao site das lojas antes de efetuar a compra na loja física. Desse total, 81% costumam buscar o varejo virtual para ver preços de produtos, mas 67% revelaram-se insatisfeitos com as informações apresentadas na página.

Enquanto o varejo caminha para a multicanalidade o shopper já é multicanal: entre os brasileiros que compram eletro-eletrônicos pela internet três em cada dez foram pessoalmente à loja antes de concretizar a compra via internet. Essa é uma das características dos novos compradores, que utilizam cada vez mais, além das informações do varejo físico e virtual, redes sociais, blogs e sites para obter referências. A conclusão é de estudo da Officina Sophia Retail, que mapeou o comportamento do omnishopper brasileiro, interagindo com lojas físicas e virtuais ao comprar eletro eletrônicos.

Este hábito define, para o shopper da loja física, quais as lojas “merecem” ser visitadas.
O hábito de ir a diversos estabelecimentos permanece mesmo quando o processo de compra ocorre somente no varejo físico, com sete em cada dez consumidores visitando, em média, 2,5 lojas, com gasto médio de 757 reais.

Para o shopper que decide pela compra online quatro entre dez compradores visitam cinco lojas online ou mais no processo de escolha. Na média geral, os omnishoppers visitam 3,62 lojas no processo de compra com ticket médio de 752 reais.

Dentro dos sites, os dados mais acessados são sobre preços de produtos e marcas (93%), condições de pagamento (91%), checagem das características de produtos e marcas, e condições de entrega (89%). No entanto, nem tudo são flores nas lojas virtuais. Há um grande foco de insatisfação na ausência de clareza nas informações sobre de troca de produtos (50%), prazos de entrega (40%), e características de produtos e marcas (39%).

Showrooming

Outro hábito que revela o comportamento omnichannel é a forte presença do showrooming, situação em que o shopper consulta o produto no ambiente on line dentro da loja física. 73% dos entrevistados afirmam ter este hábito durante a compra de eletro eletrônicos com objetivo de usar estas informações para a negociação nas lojas físicas.

Para entender quais são as estratégias desse novo consumidor, a Officina Sophia Retail, realizou entrevistas online com 400 homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B, e C, que tenham tido experiência de compra recente no segmento de moda em lojas físicas e virtuais.

Sobre a Officina Sophia Retail

A Officina Sophia Retail é uma empresa de pesquisa especialista em varejo e comportamento de compra, que oferece estudos customizados com foco em estratégias de varejo e ações do ponto de venda. A empresa – presidida por Valéria Rodrigues – é formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência em varejo. As análises são realizadas pela Officina Sophia Retail com base na própria dinâmica do varejo e em três grandes áreas de investigação: o ambiente competitivo (posicionamento e imagem de marca, eficácia de comunicação, potencial e dimensionamento de mercado e cenário competitivo); a operação (estratégia para produto, preço, planograma, promoção e material POP; hot spots; pricing e elasticidade de preço); e o shopper (segmentação, hábitos e atitudes, missões de compra, hierarquia de decisão de compra, etnografia no PDV, satisfação e lealdade). É com esse olhar que a equipe da Officina Sophia Retail pensa em soluções qualitativas e quantitativas com o objetivo de levar ao varejo informações que permitam maior agilidade e assertividade na busca por uma operação rentável.