quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Consumidor começa a regularizar dívidas

Recuperação de crédito na capital cresceu 2,98% em outubro, na comparação com setembro. Mulheres lideram a quitação de débitos

Muitos consumidores da capital estão utilizando os recursos do 13º salário e da restituição de imposto de renda para quitar dívidas. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) apontam o crescimento de 2,98% em outubro na recuperação de crédito dos belo-horizontinos, quando comparado com o mês imediatamente anterior (Out.15/Set.15).

O vice-presidente da CDL/BH Davidson Cardoso explica que a entrada desses recursos extras, como o 13º salário e a restituição do imposto de renda, cria um ambiente propicio para aquele consumidor que está com o orçamento apertado comece a renegociar suas dívidas. “O objetivo de boa parte desses belo-horizontinos é quitar seus débitos. Ninguém quer ficar inadimplente”, explica.

Perfil - As mulheres (57,36%) foram as que mais renegociaram suas dívidas junto ao SPC da CDL/BH, nesta mesma base de comparação (Out.15/Set.15). Quanto à faixa etária, os consumidores de 30 a 39 anos realizaram a maioria (26,21%) dos pagamentos das dívidas em atraso. Entre os jovens de 18 a 24 anos se concentrou a minoria das renegociações (8,77%). As demais faixas de idade são: de 40 a 49 anos (22,78%), de 50 a 64 anos (21,40%), de 25 a 29 anos (10,30%) e acima de 65 anos (10,12%).

Comparando outubro com o mesmo mês do ano anterior (Out.15/Out.14), a recuperação de crédito caiu 12,60%. No acumulado do ano, o índice apresentou queda de 9,17%. Segundo Cardoso, a desaceleração da economia associada ao aumento da inflação, tem criado um cenário de dificuldades para os consumidores. “A renda das famílias reduziu e os gastos aumentaram”, explica. “Com menor capacidade de pagamento, muitas pessoas têm focado seus recursos para a as despesas essenciais da casa, deixando de quitar débitos antigos”, completa.

Campanha – Uma boa oportunidade para quem deseja renegociar seus débitos é a Campanha de Recuperação de Crédito da CDL/BH que acontece de 23 a 27 de outubro. As facilidades para regularização das dívidas incluem descontos que podem chegar a 45% sobre o valor corrigido para pagamento a vista. O parcelamento da dívida também pode ser feito em até três vezes com descontos de até 35% sobre o valor corrigido (entrada e duas parcelas). A campanha que conta com o apoio do Sebrae e do SPC Brasil acontece entre 8h e 18h, na sede da CDL/BH (avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários).