sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Outubro registra queda de 5,5% no fluxo de pessoas em lojas de varejo

Comparativo é com o mesmo período de 2014 e os números foram apurados pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego

O mês de outubro registrou crescimento de fluxo em relação a setembro, após dois meses de quedas consecutivas. A alta foi de 8,7% e a curva ficou similar à registrada em 2014. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

O comparativo entre 2014 e 2015 aponta que o crescimento de fluxo no último trimestre do ano se repete em 2015, o que indica possíveis altas em novembro e dezembro. O estudo mostrou também que houve decréscimo no mês de 5,5% em relação a outubro 2014. Já a queda acumulada em 2015 é de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado.






Recorte Regional

Os números mostram também que o último trimestre de 2015 iniciou com redução de 5,5% em relação ao mesmo período de 2014, puxado pela queda de 11,5% na média da região Norte. As regiões Sudeste e Sul possuem as menores reduções na comparação de outubro de 2015 com o mesmo período de 2014.



De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, Caio Camargo, o momento agora é de ficar atento às oportunidades. “Em novembro, teremos uma importante data para o varejo que é a Black Friday. É imprescindível que os lojistas se atentem ao fato de que o consumidor está mais ligado e, consequentemente, mais aberto a boas promoções. Mas elas precisam ser reais, porque neste momento, o cliente vai pesquisar muito antes de comprar”, avalia.

Já na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso pensar de forma estratégica. “Quando se fala em promoção temos que avaliar bem o mix de produtos. Movimenttar estoque não pode ser o único objetivo”, destaca a executiva.

A base analisada conta com mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual 2.0. Ponto de referência base 100 = janeiro de cada ano para comparativos anuais e base = 100 primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.

Sobre a Virtual Gate

Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portifólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros.

www.virtualgate.com.br