terça-feira, 24 de novembro de 2015

Qual será o saldo da crise em 2017?

Olá amigos do varejo

Muito se especula sobre quando de fato enxergaremos o final dessa crise. Os principais indicadores de mercado, como taxas de juros, inflação, desemprego desenham um cenário de incertezas e inseguranças para todos, seja para quem produz, para quem vende ou para quem consome.

Mas e aí? Dá para ficar somente pensando em crise, esperando que um dia o mercado se resolva?

É melhor que não. Embora seja cada vez mais difícil esboçar um cenário de médio e longo prazo, principalmente por conta da tempestade econômico-política que estamos enfrentando, os especialistas de alguns mercados esboçam uma retomada do mercado apenas a partir de 2017.
E não para por aí, alguns esboçam uma década perdida até que a gente volte aos mesmos patamares.

Mas então, o que fazer?

Falando principalmente sobre consumo, eu acredito que devido à crise, estamos passando por um período de transformação. Ao final desse ciclo, eu acredito que teremos um novo cenário, onde indústria, varejo e consumidores estarão mais maduros. E isso será bom.

É fato que o consumo ainda depende, e muito de bancos e instituições financeiras. Não é somente o consumidor que está receoso e comprando menos. A restrição que há hoje ao crédito está literalmente parando o mercado de produtos que exijam um poder maior de compra, como eletroeletrônicos, automóveis e imóveis.

Porém, acredito que mesmo que a disponibilidade de crédito seja retomada, o cenário fará com que o consumidor esteja um pouco mais serene em suas decisões de compra. Fatores como desemprego ou alta taxa de juros ainda irão afastar o consumidor de compras a longo prazo.

Se é verdade que nos últimos anos muita gente cresceu fomentada por uma bolha de consumo, com pleno emprego, crédito fácil e subsídio do governo, o mercado aos poucos vai se ajustar aos novos tempos.

Temos que entender que o cenário que se desenha ao final de 2016 é o cenário do “novo normal” da economia, e que a partir daí todas nossas estratégias de vendas, crescimento e expansão, deverão ser baseadas neste.

2016 será desde já um ano difícil, mas as empresas que souberem se adequar às novas demandas, sairão não somente prontas, mas fortalecidas para um novo crescimento.




Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Editor
+Falando de Varejo