quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vendas de livros no Brasil apresenta retração no 11º período

Black Friday pode ser o diferencial para o próximo período

Cenário de aumento de preço médio e queda nos descontos cedidos pelos canais de venda repete-se no período 11 (05 de outubro a 01 de novembro) de 2015. Segundo estudo realizado pela Nielsen, por meio do serviço de Bookscan no Brasil, a variação das vendas em número de exemplares caiu (-3,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o faturamento se manteve estável.

No acumulado de 2015 até o momento (de 09/12/14 a 01/11/15) a Nielsen observou um crescimento de 4,57% em volume e 5,01% em faturamento, comparando com o recorte do mesmo período em 2014. Na projeção das vendas das editoras, a variação de faturamento é de queda de 0,45%.

“Se o mercado quiser fechar faturamento de 2015 em linha com o PIB projetado (queda de 3,5%), ele terá que performar 15% melhor no restante do ano em relação a 2014. A Black Friday, famosa pela liquidação de produtos, tradicionalmente contribui com volume, mas não com valor, o que aumenta a conta para o Natal”, comenta Ismael Borges, executivo responsável da Nielsen Bookscan para o Brasil.

Esses são alguns dos dados contidos no 9º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados.
*T. Mercado – Período 11: 2014 (06/10 a 02/11/2014) x 2015 (05/10 a 01/11/2015) - Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes. Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Sobre a Nielsen

Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial. Para mais informações, visite www.nielsen.com.