segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Apesar da Black Friday, atividade do comércio recua 0,3% em novembro

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores recuou 0,3% em novembro/15 na comparação com outubro/15, descontadas as influências sazonais. Foi a sexta queda mensal consecutiva da atividade varejista, apesar das promoções relacionadas com a Black Friday ao final do mês.

Já na comparação com o mês de novembro do ano passado, houve retração de 7,7% na movimentação dos consumidores nas lojas. No acumulado do ano até novembro/15, o movimento da atividade varejista apresenta queda de 0,3%.


Segundo os economistas da Serasa Experian, o movimento dos consumidores nas lojas continua retraído por conta dos juros do crediário cada vez mais altos, pela retração dos índices de confiança dos consumidores e pelo aumento das taxas de desemprego e de inflação.

Com exceção do segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, que cresceu 0,8% em novembro/15 impactado positivamente pela Black Friday, todos os demais setores varejistas se retraíram em novembro/15: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,6%); combustíveis e lubrificantes (-0,6%); veículos, motos e peças (-0,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,4%); e material de construção (-11,5%).

No período acumulado de janeiro a novembro de 2015, apenas o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática ainda registra expansão, de 0,9%, perante os primeiros onze meses do ano passado. Todos os demais segmentos varejistas estão operando no território negativo nesta comparação acumulada anual: veículos, motos e peças (-18,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,4%); material de construção (-1,7%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,2%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,5%).